Numa parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Braskem, foi lançada nesta terça-feira, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, a “Eco Rum” – corrida de cunho ecológico – , que será realizada em Maceió no dia 26 de setembro, na orla marítima da Pajuçara. A meta é reunir 2.500 participantes, divididos nas modalidades individuais de 5 e 10 quilômetros.
O ponto de partida será na Praça Multieventos. A novidade deste ano fica por conta da “Eco Run” não ser mais uma prova de revezamento, deixando de acontecer no formato de meia maratona.
No circuito, os atletas encontrarão cenografias feitas com material reciclável, que vão conter mensagens de cunho ecológico. “A meta é aliar incentivo de qualidade de vida, através da atividade esportiva, com informações ambientais”, explica Sidney Bacana, um dos organizadores do evento.
O prefeito de Maceió Cícero Almeida, que esteve presente ao evento, garantiu sua participação na corrida e destacou a importância do evento. “O fundamental é participar, marcar presença”, declarou, acrescentando que, a partir do próximo ano, a capital alagoana entrará definitivamente no calendário de pedestrianismo.
Já o secretário municipal de Esporte e Lazer, Eduardo Canuto, garantiu que Maceió passará a ter, em 2011, um calendário oficial de corridas de rua, com os eventos acontecendo em vários bairros. Para garantir a logística, a Prefeitura vai disponibilizar R$ 50 mil, que serão rateados entre 10 corridas.
Este ano estão sendo realizados circuitos em várias capitais além de Maceió, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ecorun.com.br, até o próximo dia 5, ao preço de R$ 35,00. O montante arrecadado será revertido para a ONG ecológica WWFBrasil.
