×

Maceió

Corrida de rua: 1.500 participam de etapa realizada na capital

A chuva oscilante não esfriou os ânimos de quem levantou cedo para correr a 3ª Etapa do Circuito Popular de Corrida. Na manhã deste domingo (20), o bairro de Cruz da Almas sediou a Corrida promovida pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Quando a largada foi dada, perto das 8h da manhã, cerca de 1.500 corredores partiram do estacionamento do Parque Shopping Maceió em direção à Avenida Josepha de Mello. Crianças, adolescentes, adultos e até idosos, entre atletas profissionais e amadores, encararam o desafio da subida logo no início do percurso.

O percurso seguiu em direção ao Viaduto Oscar Fontes, onde era feita a conversão para a descida pelo sentido contrário da avenida. Os participantes, então desceram de volta ao estacionamento completando os cinco quilômetros de prova. Ao final da prova, todos os atletas participantes receberam uma medalha de competição, além de água mineral, água de coco e barras de cereal.

“Já realizamos a etapa do Farol e do Pontal da Barra. Para a Cruz das Almas, preparamos uma etapa especial e diferenciada partindo de um local com a estrutura do Shopping que foi nosso parceiro, subindo pela recém inaugurada Josepha de Mello. Além da camisa e do número, os atletas receberam o chip eletrônico para cronometragem do tempo, instalamos vários pontos de hidratação ao longo do percurso, tivemos uma equipe médica de prontidão e a presença de parceiros com uma série de serviços como a oferta de frutas antes da prova”, comentou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Antônio Moura.

“Nosso objetivo é exatamente este: estimular a prática esportiva e a vida saudável, atraindo um público de diversas faixas etárias. A estrutura e a logística do Circuito Popular de Corrida de Rua tem sido cada vez mais profissional e o público vem respondendo a isso”, destacou o secretário .

Competindo pela segunda vez em uma corrida promovida pela prefeitura, Cícero da Silva, que é major da Polícia Militar, correu ao lado da mulher, com os filhos na plateia. “Já venho me preparando há um certo tempo e minha esposa sempre corre comigo”, disse o competidor que aproveitou para elogiar a Prefeitura por incentivar a prática de esportes.

Apesar da pouca idade, a estudante Letícia Aguiar já entende a importância de adotar uma vida de cuidados com a saúde. “É muito importante a Prefeitura se preocupar e incentivar a prática de esportes e a vida saudável. É uma iniciativa que consegue integrar as pessoas. No meu caso, minha família corre junta”.

Ela é nadadora desde pequena, mas foi através do incentivo da tia que a adolescente começou a caminhar e agora, já conta os avanços: “Na primeira corrida, no Farol, eu ainda estava caminhando. Na do Pontal, já estava começando a correr. Estou treinando e agora já corro e estou disposta a continuar”. Além da minha incentivadora, que é a minha tia, vim com meu primo de 21 anos e a minha avó, que tem 63 anos. Ela vai caminhando, mas chegou disposta a completar a prova”, conta Letícia.

Pódio

Os primeiros a cruzar a linha de chegada já são nomes bem conhecidos do Circuito. Paulo Machado foi o primeiro. Ele levou exatos 16 minutos, 26 segundos e 54 centésimos para completar a prova. Com um misto de alegria e cansaço ele comentou: “A satisfação por completar a prova e vencer é muito grande. A disputa foi acirrada, mas alcancei meu objetivo”. O segundo colocado e também segundo na categoria masculino foi John Lennon da Silva (16 minutos e 31 segundos), seguido por Laércio Alves do Nascimento (17 minutos e 32 segundos).

Entre as mulheres, a dona de casa Vera Lúcia Leite alcançou o primeiro lugar. “A subida castigou, o sol também castigou, apesar da chuva, mas estou muito feliz por completar minha meta e alcançar, não só o primeiro lugar, mas a terceira vitória consecutiva no Circuito”, comemorou a corredora de 48 anos de idade que fechou o percurso com um tempo de 21 minutos e 44 segundos.

O segundo e o terceiro lugares na categoria feminino ficaram com Solúzia Queiroz (22 minutos e 55 segundos) e Maria Silvania da Silva (23 minutos e 48 segundos), respectivamente. Os campeões foram premiados com troféus e brindes e suas pontuações foram contabilizadas para o ranking geral do Circuito 2014.

Parceria

A união entre município e iniciativa privada na promoção do evento se mostrou um sucesso, é o que afirma a gerente de Marketing do Parque Shopping, Mayara Diniz: “Esta é a primeira de muitas parceria entre o Shopping com a Semel. Para a corrida, os kits foram entregues aqui no shopping, a prova iniciou e terminou no estacionamento, os corredores puderam utilizar nossa estrutura como banheiros, o supermercado esteve aberto, quem veio com seu veículo pôde estacionar com segurança”.

O secretário municipal de Controle Interno prestigiou o evento e foi um dos corredores. Fellipe Mamede comentou: “A Semel ergue a bandeira do esporte e abraça a causa sustentável através da arrecadação do material reciclável resultando em um grande evento democrático, inclusivo e gratuito. Prova disso é o fato de sucesso aumentar a cada edição”. A vereadora Silvania Barbosa também participou como corredora e foi convidada para participar da entrega das premiações aos vencedores.

Pontuação

Cada competidor recebeu um chip eletrônico retornável. Com o dispositivo acoplado ao tênis, cada um teve o seu tempo monitorado pela empresa Contime, que acompanhou a marcação através de um software, da marcação manual e do registro pela câmara de filmagem. Os resultados de todos os competidores estão disponíveis na página www.contimeassessoria.com.br.