×

Esporte

Corrida bastante tumultuada na F-Indy em São Paulo

Acidentes marcaram a abertura da Indy

O australiano Will Power, da Penske, superou a chuva, confusões, companheiros e o favoritismo da Chip Ganassi para conquistar a vitória da estreante etapa de São Paulo da Fórmula Indy, no circuito de rua do Anhembi. O segundo colocado foi Ryan Hunter-Reay, da Andretti, e o terceiro colocado – num resultado excelente – foi o brasileiro Vitor Meira (AJ Foyt), no melhor resultado dos pilotos do País na prova – ele largou em sexto. Logo atrás dele veio Raphael Matos (Luczo Dragon), com Hélio Castroneves (Penske) em nono lugar e Tony Kanaan (Andretti) em décimo lugar.

AJUSTES

A reforma na reta do Sambódromo, para tornar o concreto aderente, deu certo (frisagem e lavagem). Os pilotos passaram a acelerar no trecho, mas teve um inconveniente: a poeira que o concreto levantava. A visibilidade foi quase zero para todos – torcedores, televisão e, principalmente, os pilotos.

Por causa disso, a corrida já começou com uma batida. Takuma Sato (KV) retardou a freada na entrada do S do Samba, logo após a largada, e provocou um encavalamento de carros. O mais grave nisso foi entre Mario Moraes (KV) e Marco Andretti (Andretti) – o carro do brasileiro subiu sobre o do piloto. Foram precisos quase dez minutos para a retirada do americano, que nada sofreu.

Depois disso, com as paradas, a estreante suíça Simona de Silvestro (HVM) chegou a assumir a liderança da prova com bandeira amarela. Manteve por pouco tempo, mas o suficiente para entrar para as estatísticas. Durou o suficiente com o calor no momento (cerca de 49ºC na pista, 35ºC ambiente).

CHUVA

A chuva foi tema recorrente. Antes da largada alguns pingos caíram e preocuparam os pilotos. Porém, a partir da volta 30, esta despencou de vez. Neste momento, Kanaan, que tinha rodado minutos antes – foi atingido por Alex Tagliani (Fazzt), que foi atingido por Dan Wheldon (Panther) – entrou nos boxes e passou a fazer uma corrida de recuperação.

Com a pista molhada no sambódromo, ninguém conseguia parar. Foram quase vinte minutos de água pesada, o suficiente para mudar tudo na pista. Danica Patrick (Andretti), Mário Romancini (Conquest) e outros ou rodaram ou passaram direto na chicane. A entrada do sambódromo acumulou muita água e todos passaram a tomar cuidado extremo.

Na volta 35, com o excesso de água na pista e a chuva, a direção de prova resolveu interromper a corrida, sinalizando com bandeira vermelha. O líder era Hunter-Reay, com Power em segundo e Scott Dixon (Chip Ganassi) em terceiro. O melhor brasileiro era Matos, em sexto lugar.

RETORNO

A paralisação durou 38 minutos. Com o calor, a pista começou a secar rapidamente e vários pilotos já trocaram os pneus para o tipo slick (liso), de pista seca. Faltavam 42 minutos ou 38 voltas a completar – o que fosse atingido primeiro. Nessa, Hunter-Reay foi esperto e conseguiu assumir a liderança.

No restante da prova, os torcedores brasileiros viram mais um brasileiro deixar a prova: Romancini, que escorregou e atingiu o muro na entrada da reta dos Bandeirantes. Conseguiu chegar aos boxes, mas teve de abandonar, na volta 46 – entortou a suspensão do seu carro.

A decepção maior quem teve foi Ryan Briscoe. Liderava a prova e segurava Hunter-Reay, com o companheiro de Penske Power logo atrás. O australiano, porém, errou a freada em frente à saída dos boxes e foi parar nos pneus. O americano voltou à liderança e protagonizou uma boa disputa com Power, que se sustentou na ponta até o fim.

A segunda etapa da temporada da F-Indy acontecerá em São Petersburgo, nos Estados Unidos, em 28 de março, em circuito misto.

FÓRMULA INDY 2010

ETAPA DE SÃO PAULO – CLASSIFICAÇÃO FINAL

1.º – Will Power (AUS/Penske), 1h29min5263, em 61 voltas
2.º – Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 1s8581
3.º – Vitor Meira (BRA/AJ Foyt), a 0s7094
4.º – Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 10s4235
5.º – Dan Wheldon (ING/Panther), a 10s8883
6.º – Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 11s3473
7.º – Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 11s3473
8.º – Mike Conway (ING/Dreyer&Reinbold), a 12s1654
9.º – Hélio Castroneves (BRA/Penske), a 12s7411
10.º – Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 13s4850
11.º – Justin Wilson (ING/Dreyer&Reinbold), a 13s9193
12.º – EJ Viso (VEN/KV), a 16s909039
13.º – Bia Figueiredo (BRA/Dreyer&Reinbold), a 19s6451
14.º – Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1min14s9191
15.º – Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1 volta
16.º – Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 3 voltas