
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, comunica com pesar o falecimento do procurador Francisco José Sarmento de Azevedo, corregedor-geral do Ministério Público Estadual, triste fato ocorrido na tarde deste sábado (21), em Maceió. Ele sofreu um infarto, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
O velório foi realizado na mesma noite noite e madrugada no prédio-sede do MPE, no Poço. O sepultamento aconteceu na manhã do domingo, no Cemitério Parque das Flores.
Biografia
Natural de União dos Palmares, o procurador de Justiça Francisco Sarmento, tinha 68 anos, e teve uma passagem marcante pelo Ministério Público Estadual. Bacharel em Direito formado no Rio de Janeiro, ele tomou posse no cargo de promotor em 1977. Desempenhou atividades em Batalha, Marechal Deodoro, São José da Laje e Maceió. Foi secretário do Colégio de Procuradores e presidente da Associação do Ministério Público (Ampal).
Tomou posse na Corregedoria Geral do MPE em janeiro de 2009 usando o poema o “Acendedor de Lampiões”, do poeta palmarino Jorge de Lima. Sua atuação como corregedor recebeu reconhecimento nacional já que foi homenageado em Porto Alegre durante uma palestra na 67ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.