Comandante geral da corporação, coronel Luiz Antônio, destaca importância do Prêmio
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) foi homenageado durante a solenidade de entrega do Prêmio “Ações Inovadoras”, promovido pela Secretaria de Estado da gestão Pública (Segesp). A Corporação conquistou o primeiro lugar no prêmio, que visa valorizar ações desenvolvidas pelos servidores nas diversas instituições estaduais, proporcionando evolução no serviço público estadual.
Dentre 38 projetos inscritos, o Sistema de Acompanhamento de Projetos de Segurança (Saps), do Corpo de Bombeiros, venceu o concurso, destacando-se pelo desenvolvimento tecnológico e de relevante melhoria no atendimento à população alagoana.
Para o comandante geral da corporação, coronel BM Luiz Antônio, é uma alegria muito grande ver o trabalho desenvolvido pelos militares reconhecido, trazendo a cultura da prevenção e conquistando o respeito de diversos setores da sociedade.
Para o criador do Sistema de Acompanhamento de Projetos de Segurança, tenente José Tenório Barros, o sistema surgiu a partir de uma necessidade da Diretoria de Serviços Técnicos (DST).
O Saps tem caráter inovador pela forma de interagir com o contribuinte, através das ferramentas da internet, possibilitando eficiência no momento da regularização junto ao CBMAL, bem como rapidez na aprovação do projeto de segurança.
Disponível na grande rede há um ano, o Saps traz em si o pioneirismo e a agilidade própria da era digital, facilitando a gestão da instituição bombeiro militar alagoana e a vida do contribuinte, que agora só precisa de um computador com internet para saber a situação atual do seu projeto de segurança contra incêndio. O que antes obrigava o contribuinte a comparecer ao menos cinco vezes na sede da DST, agora é preciso apenas o comparecimento na abertura do processo, quando é necessário entregar documentos comprobatórios.
Assim, todo o processo tornou-se mais rápido e fácil, contribuindo para avanços na Corporação. Com tantas novidades tecnológicas, Alagoas já é o Estado mais rápido em emissão de pequenos projetos, sendo pioneiro na implantação de um sistema como o Saps.
Segundo o majorReinaldo Moura, chefe da Seção de Estudos e Projetos da DST, vencer este concurso traz um sentimento de dever cumprido. “Esse sistema quebrou muitos paradigmas e hoje somos referência na região Norte-Nordeste”, disse o major Reinaldo.
