Como forma de compartilhar o conhecimento adquirido durante o I Encontro Nacional de Salvamento Veicular (Ensalv), realizado no início deste mês, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, promoveu, nesta quinta-feira (14), uma manhã de instruções para os militares que trabalham nas áreas de resgate e salvamento na capital do Estado.
A atividade reuniu, aproximadamente, 60 bombeiros e contou com orientações sobre segurança da cena em locais de acidentes, técnicas de extração de vítimas em veículos colapsados e novas tecnologias e terminologias utilizadas na área de salvamento veicular.
Além disso, foram apresentados os principais assuntos discutidos nas reuniões da Comissão Nacional de Salvamento Veicular durante o Ensalv e apontadas as novidades relacionadas ao Campeonato Mundial de Salvamento Veicular, que acontece anualmente.
Oficinas práticas orientaram os participantes sobre manutenção das ferramentas e equipamentos, extração com ked em 90°, extração em ângulo zero, estabilização, manuseio de equipamentos e técnicas de desencarceramento. Essas técnicas são utilizadas pelos bombeiros para permitir o acesso e a retirada de uma vítima que tenha ficado presa às ferragens de um veículo, após acidentes de trânsito.
Para o tenente Diego Ferreira, essa foi uma excelente oportunidade para que os militares praticassem um pouco do que foi aprendido durante o Ensalv.
“Treinamentos como esse são fundamentais para que o bombeiro esteja sempre pronto para prestar um atendimento de qualidade à população, e não poderíamos perder a oportunidade de compartilhar o que foi aprendido com profissionais que são referência na área de salvamento veicular em todo o país”, disse o oficial.
Ensalv – O Encontro Nacional de Salvamento Veicular foi realizado de 30 de março a 2 de abril, e reuniu bombeiros de 22 estados da Federação e representantes das principais empresas que desenvolvem equipamentos para área de salvamento veicular no país. Na oportunidade, foram promovidas atividades teóricas e práticas, estimulando a discussão dos procedimentos adotados nos quatro cantos do Brasil.
