O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou a 16ª edição do projeto Surf-Salva no último sábado (14), na praia de Jatiúca, em Maceió. A iniciativa é direcionada a surfistas, praticantes de bodyboard e hand surf e tem como objetivo educar a população sobre cuidados, primeiros socorros e prevenção de afogamentos.
O Surf-Salva visa capacitar os participantes para agir em situações de emergência no mar, oferecendo treinamentos de salvamento aquático, técnicas de socorro com prancha e orientações para evitar afogamentos.
Durante um momento especial, os participantes puderam prestigiar diversas matérias teóricas e práticas como introdução ao salvamento, noções de oceanografia, técnicas de primeiros socorros, boca a boca e transporte de vítimas. Ao final do curso, para reconhecer a relevância do conhecimento adquirido para a segurança nas praias, os integrantes ainda receberam um certificado de 4 horas.
Uma das participantes do curso, a surfista Sara, falou sobre a experiência de participar do Surf-Salva. “Eu sou surfista iniciante há um ano e estou adorando o Surf-Salva. Eu já estive na posição de afogada, inclusive surfando, então vi a importância de procurar esse treinamento, tanto para aprender a me salvar quanto para aprender a salvar o próximo”, destacou a surfista.
O guarda-vidas, instrutor e um dos idealizadores do projeto, o tenente Alexandre, ressaltou a importância da parceria entre o CBMAL e os surfistas nas terras alagoanas. “É uma parceria muito importante. O surfista é o primeiro a chegar ao mar e o último a sair. Ele entra em qualquer condição, com chuva, com vento. Ele está presente todos os dias. O Corpo de Bombeiros agregou essa parceria com o surfista através do nosso Surf-Salva, e hoje estamos construindo juntos, dia após dia, um ambiente mais seguro. Essa já é a 16ª edição de um trabalho belíssimo que o Corpo de Bombeiros vem realizando, quebrando barreiras, divulgando, trazendo conhecimento e, principalmente, prevenção, que é o mais importante”, concluiu o tenente.
Ações como essa reforçam o compromisso do CBMAL com a segurança da população alagoana, não apenas no ambiente terrestre, mas também no aquático, além de promover a conscientização dos civis para evitar riscos, reconhecer situações de perigo e, consequentemente, salvar vidas.
Agência Alagoas