O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) divulga as estatísticas referentes à Operação Réveillon, iniciada às 7h do dia 31 e finalizada às 7h do dia 2. A operação consistiu em concentrar as estatísticas de afogamentos, queimaduras por fogos de artifícios, e acidentes de trânsito: ocorrências mais comuns nessa época do ano.
O CBMAL atendeu sete ocorrências com acidentes de trânsito, totalizando quatorze vítimas – duas fatais. Quanto a queimaduras, a central do CBMAL não recebeu ocorrências desta natureza. O maior número das ocorrências foi de princípio de afogamentos: foram 28 casos, sendo 27 registrados na Praia do Francês e um na Praia da Sereia. Nenhum óbito. O princípio de afogamento ocorre quando a vítima é retirada da água sem apresentar tosse ou espuma na boca ou nariz, sem apresentar risco de morte. Neste caso, a vítima é liberada do local sem necessidade de atendimento médico.
Ainda nas praias, foram registradas oito crianças perdidas e 650 trabalhos preventivos realizado pelos guarda-vidas. 380 na Praia do Francês, 180 na Praia da Sereia, 45 na Jatiúca e 75 em Guaxuma.
O CBMAL orienta a população alagoana e os turistas que frequentam as belas praias, a terem cautela na hora de entrar no mar. Confira algumas dicas simples que podem ser extremamente úteis para evitar tragédias:
Evite nadar sozinho;
Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água;
Procure um posto de guarda-vidas para saber o local mais seguro;
Somente conduza embarcações se for habilitado;
Não salte de locais elevados para dentro da água;
Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado.
