×

Alagoas

Corpo de Bombeiros de AL teve maior número de trabalhos científicos em Goiás

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

Mais uma vez Alagoas deixou registrada sua participação no XV Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), ocorrido entre os dias 11 e 13 de novembro, em Goiânia-GO. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi a corporação que enviou maior número de trabalhos científicos para o evento. A comissão organizadora das apresentações parabenizou por diversas vezes os militares, destacando a belíssima participação nessa etapa.

Ao todo, foram apresentados quinze trabalhos no seminário, dos quais três representaram o CBMAL. Os temas variavam por área, como: incêndio, atividades técnicas, engenharia, acessibilidade, entre outros.

As tenentes Beth Graziele Claudino Costa e Ana Carla Lima Barbosa apresentaram o trabalho “Acessibilidade e língua brasileira de sinais no site do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas”, em que abordam o processo de criação do novo site versando sobre os aspectos que poderiam torná-lo mais acessível para o público em geral, em especial, para o cidadão surdo.

O major Rômulo Guedes juntamente com a tenente Ana Carla Lima Barbosa apresentaram o trabalho “Acessibilidade do deficiente auditivo: recepção adequada ao cidadão surdo nos balcões de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas”, o qual aborda as exigências relativas ao atendimento do cidadão surdo em órgãos dos setores públicos, enfocando, em especial, o atendimento realizado nos balcões do CBMAL.

O tenente Rafael Pereira Duarte apresentou trabalho sobre “Contratação de serviços de manutenção dos Corpos de Bombeiros: a alternativa da terceirização da atividade meio”, que trata da terceirização da manutenção de viaturas da frota do CBMAL como alternativa para atividade meio, tendo como orientador o major Pedro Henrique.

As apresentações duravam dez minutos e tinham como palestrantes, militares e civis de diversos estados. Entre os militares estavam Pernambuco, Paraná, São Paulo, Mato-Grosso, Goiás e Alagoas, e seus representantes iam desde o soldado até tenente coronel.

Os pesquisadores tinham apenas 10 minutos para explanar sobre a pesquisa realizada e, ao final de todos, a banca junto com a plateia faziam considerações e perguntas.

Relevância

“Esses trabalhos são de suma importância, pois dão a oportunidade de discutirmos o que já foi colocado em prática em outros lugares e, dessa forma, auxilia e colabora para o desenvolvimento de nossas Corporações”, afirmou o capitão Bráulio, representante da comissão técnica.

De acordo com o oficial, os trabalhos que abordaram a acessibilidade do público surdo demonstraram a sensibilidade do CBMAL em atender pessoas com dificuldade de comunicação, algo que poucas corporações têm dado atenção.

O oficial destacou ainda a participação de Alagoas. “Vocês são os que mais produzem trabalho científico. Isso demonstra a preocupação que vocês têm de melhorar o atendimento prestado à sociedade”.