Em reunião que tratou da Operação Carnaval do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL), na manhã desta sexta-feira (5), no auditório da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), o comandante da Corporação, Coronel Jadir Ferreira Cunha, confirmou a disponibilidade de duas aeronaves para que sejam feitos resgates nas cidades alagoanas no período carnavalesco. Essa reunião serviu para apresentar o reforço de efetivo empregado, viaturas e locais estratégicos onde se localizarão os bombeiros.
O coronel Jadir iniciou o discurso falando sobre a situação atual em que o Corpo de Bombeiros de Alagoas se encontra, o progresso e os bons frutos colhidos atualmente. Aproveitou para falar sobre a ampliação que está acontecendo no Quartel do Comando Geral (QCG), localizado no Trapiche. A Defesa Civil Estadual e a Diretoria de Serviços Técnicos, em pouco tempo, passarão a funcionar no QCG para facilitar àqueles que necessitam dos serviços desses prédios.
A Operação Carnaval, além do efetivo normal que já existem nos quartéis, terá o acréscimo de mais homens. Serão mais de mil bombeiros empregados nessa operação. “Todo trabalho da Segurança Pública é integrado. Devemos estar com todos os contatos de outros órgãos para que não haja desencontro de informações”, disse o Comandante Geral. Ele agradeceu o empenho do Secretário Paulo Rubim com relação à integração dos órgãos, já que isso facilita o trabalho de todos e também ao Governador do Estado, pela liberação dos helicópteros que ajudarão nas ocorrências.
De acordo com o tenente coronel André, as operações com helicóptero deverão acontecer durante o dia, pois à noite a visibilidade é pouca e dificulta o momento do pouso em certos locais. As aeronaves terão o piloto, um tripulante treinado em Atendimento Pré-Hospitalar e que seja guarda-vidas, ambos bombeiros, e um médico do Samu.
Foram apresentados pontos estratégicos na capital e no interior, onde as viaturas e os bombeiros ficarão em prontidão. Na Região Metropolitana, os pontos são Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maceió, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, esse último terá um maior efetivo por causa do elevado número de foliões que comparecem ao local.
As Praias do Francês e Guaxuma também terão um reforço maior. Já no interior, serão Maragogi, Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Cada quartel, que já é um ponto estratégico, ficará responsável por municípios circunvizinhos. Os horários de funcionamento desses postos avançados têm início dia 12 de fevereiro e término dia 17.