Dentre as mais de 3.720 ocorrências de busca e salvamento registradas pelo Corpo de Bombeiros (CBM), estão 383 chamados para salvamento de animais. Os resgates envolvem desde animais domésticos, como cães e gatos, que se perderam, foram abandonados e se envolveram em situações de perigo, até espécimes silvestres, como raposas e jacarés, em áreas próximas às vegetações e lagoas, como a Zona de Expansão de Aracaju. O CBM também está de prontidão para atuar no salvamento desses animais tanto na capital, quanto no interior do estado. O número a ser chamado é o 193.
Diante dessa situação, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) faz o alerta em relação ao abandono e aos maus-tratos de animais, que é crime legitimado pelo artigo 32, da Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a Lei de Crimes Ambientais, e pela Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. O tenente José Luís Santos Filho, do Corpo de Bombeiros, explicou que as ocorrências são recebidas pelo telefone 193 e, através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), são repassadas às equipes do CBM, responsáveis pelo resgate dos animais.
“As ocorrências quando acontecem chegam via 193. A população nos aciona e vamos até o local. Os animais são os mais diversos, domésticos e selvagens. Os mais comuns são os felinos, os gatos, e depois entram outros animais como raposas, na área da zona expansão, e jacarés, no período chuvoso, quando as lagoas enchem e transbordam, sendo visualizados pela população”, ressaltou.
