Será realizada na noite desta quarta-feira (17/05), às 22:00 no estádio do Pacaembú, a primeira partida pela decisão da Copa do Brasil de 2009. O time paulista além de ter a vantagem de atuar na sua própria casa, com o apoio da sua enorme torcida, terá a seu favor também uma série de desfalques por parte de seu adversário gaúcho. O lateral Bolívar cumpre suspensão por ter sido expulso no último jogo contra o Coritiba, Nilmar e Kléber estão servindo a seleção brasileira na disputa da Copa das Confederações, D’Alessandro encontra-se machucado e também não joga, por último o volante Magrão se contundiu no início da semana e é dúvida para o treinador Tite escalá-lo. Do lado corinthiano apenas o lateral André Santos que está na África do Sul, é a ausência garantida. O atacante Ronaldo fenômeno que voltou no jogo do útimo domingo contra o Goiás pelo brasileiro, encontra-se bastante gripado, mas mesmo assim o treinador Mano Menezes deverá ultilizá-lo no comando do ataque corinthiano desde o início da partida.
Todos os ingressos para este primeiro jogo da final, foram vendidos antecipadamente, e o Pacaembu deverá receber um público da ordem de apróximadamente 37 mil torcedores. A polícia militar do estado de São Paulo, já montou um forte esquema de segurança para que não tenhamos confrontos torcidas das duas equipes.
Para apitar esta partida a CBF escalou o árbitro FIFA Heber Roberto Lopes que pertence ao quadro da federação paranaense de futebol. O cenário está todo montado, só faltando os jogadores entrarem em campo e corresponderem as expectativas de ambas as torcidas, que a despeito do frio paulistano, irão esquentar o Paulo Machado de Carvalho (Pacaembú).