×

Esporte

Corinthians perde e Fenômeno faz gesto obsceno para os torcedores

Após a derrota, Ronaldo perdeu a cabeça

A crise ronda o Corinthians. Em péssima noite, o clube perdeu para o fraco Paulista de Jundiaí, em Barueri, por 1 a 0, pela 16.ª rodada do Campeonato Paulista. O resultado deixou o alvinegro com 26 pontos, fora do G-4 – foi ultrapassado pela Portuguesa, que chegou aos 28 pontos após derrotar o Mirassol fora de casa por 1 a 0. Para complicar ainda mais, Ronaldo foi vaiado e fez gestos obscenos para os torcedores na saída do estádio.

“Diante de tantos erros, o futebol não perdoa. Meus erros foram todos infantis. Errei todos os controles que normalmente acerto”, afirmou Ronaldo, até então, tranquilo, na beira do campo. “Tenho costas largas, ninguém erra sozinho. Precisamos dar as mãos e seguir em frente. Ainda é possível [obter a vaga no Paulistão]. Sou forte, vou receber as críticas e absorver.”

Para conquistar a classificação, o Corinthians agora terá de vencer o clássico deste domingo diante do São Paulo, no Pacaembu. O rival tricolor ocupa a terceira posição, com 30 pontos – perdeu para o Bragantino por 1 a 0 em Bragança nesta quarta-feira. Se não ganhar, a equipe do técnico Mano Menezes precisará de uma grande combinação de resultados para continuar viva.

No jogo desta quarta-feira, o Corinthians entrou com vários desfalques. Alessandro, Chicão, William, Danilo e Dentinho não atuaram. Ronaldo, em contrapartida, jogou no ataque ao lado de Jorge Henrique. Roberto Carlos foi confirmado na lateral-esquerda e o meio-campo contou com Tcheco e Morais.

O Corinthians, no entanto, teve problemas para acertar o último passe. A bola pouco chegou em Ronaldo. O melhor lance do primeiro tempo foi de bola parada, aos 37 minutos, quando Roberto Carlos quase marcou ao cobrar falta de longe e acertar o travessão. “Mudei a forma de bater para tentar surpreender o goleiro. Um pouquinho mais baixo e ela teria entrado”, lamentou.

Ao longo da semana, Mano tentou afirmar que não tinha problemas de relacionamento com os jogadores e colocou o “desafeto” Iarley na vaga de Morais para tentar mudar o panorama do jogo no segundo tempo. O Corinthians, porém, não evoluiu. E para complicar, o treinador alvinegro ainda foi expulso por reclamar da arbitragem de Cleber Wellington Abade.

Fora de forma, Ronaldo desperdiçou gols que não costuma perder, e o Paulista agradeceu para construir a vitória aos 21 minutos da etapa final. Em chute da intermediária de Barboza, o goleiro Felipe falhou ao proporcionar o rebote. O atacante Mazola apareceu livre e completou para o fundo das redes.

Sem poder de reação, o Corinthians não foi capaz de conquistar o empate e assim sofreu sua segunda derrota seguida no Paulistão. Na saída do vestiário, Ronaldo ainda foi vaiado pelos torcedores. Protegido por policiais, o Fenômeno fez gestos obscenos e saiu sem dar maiores declarações – os próximos dias serão quentes no Parque São Jorge.