×

Esporte

Corinthians derrota o Vitória e assume o terceiro lugar

Talismã Luciano entrou e fez o segundo e decisivo gol do Timão

O Corinthians voltou ao G4 do Campeonato Brasileiro 2014. A equipe de Parque São Jorge retornou ao grupo dos quatro primeiros da competição depois de derrotar o Vitória por 2 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, nesta quarta-feira (22).

Fabio Santos e Luciano fizeram os gols corinthianos na partida, enquanto que Edno descontou para os baianos.

Com essa importante vitória, o Alvinegro quebrou o tabu de sempre se complicar diante de times que ocupam as últimas posições e de quebra, alcançou a terceira posição, com 52 pontos. Por sua vez, o Leão da Barra segue na Zona de Rebaixamento, somando apenas 31 pontos e ocupando a 17ª colocação.

O jogo

Para manter a fase de triunfos, o Timão não perdeu tempo e atacou o Vitória logo no primeiro minuto do jogo. Renato Augusto avançou pela direita e cruzou rasteiro para Romero desviar, mas a bola foi por cima do gol.

Aos 11 min, foi a vez de Bruno Henrique arriscar de fora da área, para defesa do goleiro Wilson. Cedo ou tarde, as tentativas e a persistência seriam recompensadas. Foi o que aconteceu aos 18. Renato Augusto tentou passar, mas errou. Só que o meia recuperou a bola e arriscou um chute de fora da área. A bola bateu no marcador do Vitória e sobrou limpa para Fabio Santos, que soltou uma bomba cruzada que foi para no ângulo do gol.

Com 1 a 0 a favor, o Timão se viu mais solto para tentar jogadas criativas, como a que ocorreu aos 29 min. Fabio Santos avançou, tabelou com Renato Augusto e chutou cruzado e rasteiro, mas dessa vez para fora.

O Corinthians finalizava mais e por pouco não saiu do primeiro tempo com dois de vantagem no placar. Aos 42, Ferrugem atacou pela direita e cruzou atrás para Jadson, que chutou por cima do gol.

Segundo tempo

Na etapa final, o Corinthians manteve o domínio da partida. Mas a partida demorou a engrenar. Só aos 20 min em que o Timão teve uma real chance de gol. Jadson cobrou escanteio e Anderson Martins subiu para cabecear a bola na trave.

O técnico Mano Menezes procurou dar novas opções ao time ao tirar Romero e Jadson e colocar Luciano e Malcom. E os dois substitutos foram personagens do segundo gol do Corinthians, aos 35.

Malcom dominou a bola perto da linha lateral e surpreendeu a defesa do Vitória dando um passe de calcanhar para Fabio Santos, que fez a ultrapassagem e cruzou rasteiro para a área pela esquerda. Renato Augusto ficou com a bola dentro da área, se livrou da marcação e tocou para Luciano, que ficou cara a cara com o goleiro Wilson, comprovando a fama de sair para o banco e fazer gols pelo Timão. O camisa 18 é o artilheiro da equipe na temporada, agora com 15 tentos.

A vantagem animou o time, e no lance seguinte, quase saiu o terceiro, em chute de Malcom defendido por Wilson. A situação era cômoda para o Timão, mas ainda deu tempo para ter um pouco de sofrimento, com o gol do Vitória, marcado por Edno. Ainda assim, não houve tempo para novos sustos. Três pontos a mais e o lugar no G4 recuperado.

Para manter uma série de bons resultados no Brasileirão, o Corinthians agora terá um clássico pela frente. O próximo adversário será o Palmeiras, no Pacaembu, neste sábado (25), às 16h20.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 X 1 VITÓRIA

Campeonato Brasileiro 2014, 30ª rodada

Data: 22/10/2014
Local: Arena Pantanal, Cuiabá-MT
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Gols: Fabio Santos (COR) aos 18 minutos do primeiro tempo; Luciano (COR) aos 35 minutos e Edno (VIT) aos 38 do segundo tempo
Cartões amarelos: Gil (COR) e Luiz Gustavo (VIT)

CORINTHIANS: Walter; Ferrugem, Anderson Martins, Gil e Fabio Santos; Bruno Henrique, Elias, Petros, Jadson (Malcom) e Renato Augusto; Romero (Luciano). Técnico: Mano Menezes

VITÓRIA: Wilson; Luiz Gustavo, Roger Carvalho, Kadu e Mansur (Juan); Luís Cáceres, José Welison, Richarlyson (William Henrique) e Marcinho (Edno); Vinicius e Dinei. Técnico: Ney Franco