×

Esporte

Corinthians passa pelo São Paulo e busca o pentacampeonato

Jogadores do Timão comemoram a vitória diante do freguês São Paulo

Graças aos gols do meia Elias, que marcou o seu quarto tento sobre o São Paulo no ano e outro de Dentinho, o Corinthians venceu por 2 a 0 o clássico paulista deste domingo sobre a equipe do Morumbi, partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A vitória manteve o tabu dos corintianos de não perderem para o arquirrival desde fevereiro de 2007. Agora são sete vitórias e quatro empates neste período. De quebra, o resultado deixou o time do Parque São Jorge provisoriamente na liderança da tabela, com 60 pontos. Os corintianos precisarão torcer contra o Fluminense, que ainda joga neste domingo, para permanecer no posto ao término da rodada.

O primeiro tempo foi muito equilibrado, com um leve domínio do São Paulo. O Corinthians, que começou pior mas depois equilibrou as ações, ficava mais com a posse de bola. Porém, os donos da casa eram mais incisivos quando atacavam, principalmente, pelo lado direito. Por lá, o lateral Jean, que não era acompanhado por Jucilei, e o meia Lucas criavam uma superioridade numérica sobre o corintiano Roberto Carlos e armaram as melhores jogadas do ataque são-paulino na etapa inicial.

Apesar desta vantagem do São Paulo na partida, as duas equipes tinham uma formação similar (4-4-2). Ambas optavam por fazer duas linhas de quatro homens à frente dos respectivos goleiros. No São Paulo, a linha do meio era vertical, com o meia Fernandão pela esquerda e Lucas pelo lado direito, ao lado dos dois volantes. Do lado corintiano, o meio-campo se formava em um losango, com Ralf mais recuado, Jucieli (pela esquerda), Elias (pela direita) e Bruno César, no meio, um pouco mais à frente.

Com o passar do tempo, no entanto, as chances de gol começaram a aparecer, o que deixou o jogo bastante aberto. Aos 29min, depois de um rápido contra-ataque puxado por Elias, Ronaldo passou para Bruno César, que pegou mal na bola e o goleiro Rogério Ceni fez a defesa.

Como resposta, aos 32min, o são-paulino Lucas entrou na grande área e chutou forte para Julio Cesar espalmar. Na sequência, o atacante Ricardo Oliveira cabeceou e o goleiro corintiano fez nova intervenção.

E, desta maneira, saiu o primeiro gol da partida. Aos 39min, após belo passe em profundidade de Jucilei, Elias invadiu a grande área e bateu cruzado no alto, sem chances para o goleiro Rogério Ceni.

O gol sofrido no final da primeira etapa fez o técnico Paulo César Carpegiani promover duas alterações no intervalo: saíram Diogo e Casemiro para as entradas de Jorge Wagner e Ilsinho. Com isso, Jean voltou a atuar como volante e Ilsinho fazia a lateral direita, enquanto Jorge Wagner caía pelo lado esquerdo.

E as modificações surtiram o efeito esperado pelo treinador da equipe do Morumbi nos primeiros minutos do segundo tempo. Com Ilsinho, que não era marcado por Dentinho, os são-paulinos pressionaram o arquirrival com muitas jogadas por aquele lado do campo.

Com a pressão são-paulina, o Corinthians ficou acuado e limitou-se a armar alguns contragolpes. Mesmo assim, quase chegou ao segundo gol com Dentinho, aos 18min, que chutou forte dentro da área e o goleiro Rogério Ceni fez a defesa.

Mas, na segunda oportunidade, o camisa 31 alvinegro não desperdiçou. Aos 39min, após bela ultrapassagem do lateral Alessandro, Dentinho aproveitou cruzamento do companheiro e fez o segundo da equipe, que selou a vitória corintiana.

Ficha Técnica

São Paulo 0 x 2 Corinthians

São Paulo: Rogério Ceni, Jean, Alex Silva, Miranda e Diogo (Jorge Wagner); Rodrigo Souto, Casemiro (Ilsinho), Lucas e Fernandão (Marlos); Dagoberto e Ricardo Oliveira. Técnico: Paulo César Carpegiani. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias (Paulinho) e Bruno César (Danilo); Dentinho (Iarley) e Ronaldo. Técnico: Tite.

Gols: Elias, aos 39 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Alex Silva, Dagoberto, Ilsinho (SPO); Roberto Carlos, Ronaldo, William (COR).
Público: 42.667 pagantes. Renda: R$ 1.262.401,59.

Local: Morumbi, em São Paulo (SP). Data: 07/11/2010.

Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS).

Auxiliares: Altemir Hausmann (FIFA-RS) e Carlos Berkenbrock (FIFA-SC).