×

Esporte

Corinthians faz as pazes com a vitória ao derrotar o Grêmio

Emerson Sheik voltou a balançar a rede adversária

Foi o reencontro com a vitória. Depois de três rodadas sem vencer, o Corinthians voltou a ganhar no Brasileirão 2013. O incômodo jejum foi encerrado com o triunfo de 2 a 0 sobre o Grêmio, no Pacaembu, na noite desta quarta-feira (31), em partida válida pela décima rodada.

Era dia de duas comemorações: o aniversário de 25 anos do título paulista de 1988 e os 240 jogos de Tite, o terceiro técnico que mais comandou o Timão na história. Era uma noite em que o Corinthians tinha de voltar a ganhar.

Nos primeiros 15 minutos, o jogo foi muito disputado no meio de campo, com as duas equipes marcando forte, sem criarem chances de gol. Atuando em casa e precisando da vitória, o Corinthians tomou a iniciativa de atacar e passou a ser mais ofensivo do que o adversário. Mesmo sem oportunidades claras, o Timão passou a jogar mais na área do Grêmio, ganhando alguns escanteios.

Quem aparecia mais no ataque do Alvinegro era Guerrero. O peruano foi responsável por dois chutes a gol, da entrada da área, que obrigaram o goleiro Dida a trabalhar, aos 22 e aos 26 minutos. E o artilheiro do Timão na temporada ajudou a construir o primeiro gol corinthiano.

Na meia-lua, Romarinho fez o pivô e tocou para Guerrero, que com um toque se livrou do marcador gremista na entrada da área. Clareou, e o peruano chutou forte ao gol. Dida espalmou para o lado e Emerson Sheik aproveitou o rebote para estufar as redes e fazer 1 a 0 para o Corinthians, aos 33 minutos.

O Corinthians não teve chances mais claras no restante do primeiro tempo, mas manteve o controle do jogo.

Segundo tempo

Depois de um início frio, o Corinthians voltou a tomar o controle das ações no Pacaembu. Aos 12 minutos, Romarinho tabelou com Danilo. O meia devolveu de letra para o atacante, que chutou rente à trave esquerda, quase fazendo um golaço.

Do primeiro susto que o Timão levou no jogo, quase saiu o segundo gol. Depois de uma bola cabeceada na trave corinthiana em um escanteio do Grêmio, o Corinthians puxou um contra-ataque. Guerrero carregou a bola desde o meio, driblou o zagueiro gremista, invadiu a área e chutou cruzado para fora.

O Grêmio tentou equilibrar as ações e passou a criar mais perigo para a meta de Cássio. O Corinthians conseguiu resistir à pressão e ampliou o placar. Aos 35 minutos, após escanteio, Paulo André cabeceou, a bola bateu nas costas do marcador gremista e encobriu Dida. Em cima da linha, a bola sobrou para Alexandre Pato marcar: 2 a 0 para o Timão.

Já nos acréscimos, Alexandre Pato quase fez o segundo dele na partida, após chutar dentro da área para defesa de Dida. O resultado não seria mais alterado. Nesta noite, o Timão voltou a ganhar.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2×0 GRÊMIO

Data/Hora: 31/07/13 – 22h (de Brasília)
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Alicio Penna Junior (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Dilbert Pedrosa (RJ)
Renda/Público: R$ 737.112,50 / 23.849 pagantes (24.883 presentes)
Cartões amarelos: Pará, Werley (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: Emerson Sheik, 34/1T (1-0) e Paulo André, 35/2T (2-0).

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Guilherme e Danilo; Romarinho (Renato Augusto, 18/2T), Emerson (Douglas, 36/2T) e Guerrero (Alexandre Pato, 25/2T). Técnico: Tite.

GRÊMIO: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano, Riveros, Zé Roberto (Guilherme Biteco, 19/1T, depois Vargas, 33/2T) e Elano; Kleber e Barcos (Lucas Coelho, 42/2T). Técnico: Renato Gaúcho.