Corinthians e Vasco ão estarão se enfrentando neste domingo, todavia, vão decidir quem será o mais novo campeão brasileiro. Ou como queiram, pentacampeão, pois o clube paulista conquistou esse título em 1990, 1998, 1999 e 2005, enquanto o carioca festejou em 1974, 1989, 1997 e 2000.
Nas partidas que farão hoje, a equipe do Parque São Jorge, que está dois pontos à frente do rival carioca (70 a 68) e tem duas vitórias a mais (21 a 19), necessita apenas de um empate diante do Palmeiras para celebrar. A missão vascaína é mais complexa. Tem de vencer o Flamengo, no Engenhão, e torcer por derrota alvinegra no Pacaembu. A rodada começa às 17 horas.
Mas seja qual for o campeão, o título servirá como prêmio para uma campanha marcada pela recuperação. Tanto corintianos, quanto vascaínos, começaram o ano deixando a desejar. Ambos os clubes conviveram com dramas, desconfiança e a iminência de crise. Enquanto no Parque São Jorge lamentava-se a derrota para o Tolima, que representou a eliminação na Libertadores da América, em São Januário previa-se um ano trágico após quatro tropeços seguidos na abertura do Campeonato Carioca. Já no segundo semestre veio a recuperação e hoje, pode acontecer o coroamento de recuperações espetaculares.