×

Maceió

Coretfal apresenta espetáculo erudito no teatro Gustavo Leite

O Coretfal – Coralistas Associados / Pontão de Cultura No Tom da Cidadania promove, sob o patrocínio do Ministério da Cultura e com o apoio do IFAL, a estreia do projeto O Erudito para todos, no dia 13 de dezembro, a partir da 20 horas, no teatro Gustavo Leite (Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso), com o concerto que reúne a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSPB), o próprio Coretfal e os solistas convidados Felipe Oliveira e Claudiana Melo.

Nesse primeiro concerto do projeto, que antecede apresentações em Coruripe (17/12) e Arapiraca (19/12), orquestra e solistas, regidos pelo maestro Luiz Carlos Durier, interpretarão peças de compositores clássicos nacionais e internacionais, do quilate de Tchaikovsky, Mahler, Jaime Ovalle, Adolf Adam, Arthur Barbosa e Roberto Tibiriçá, a exemplo da antológica Pax de Deux, do Ballet Quebra Nozes (Tchaikovsky) e da delicada Azulão (Jaime Ovalle). Na segunda parte, o Coretfal interpreta Seleção de Natal, de Roberto Tibiriçá, sob a regência da maestrina Fátima Menezes.

A ação integra o programa Música & Cidadania – Intercâmbios, realizado há 13 anos, envolvendo trocas culturais entre Alagoas, outros Estados brasileiros e países de diferentes continentes, com o objetivo de possibilitar o acesso de mais setores da sociedade a atividades ligadas à música vocal e instrumental. “A idéia é estimular o compartilhamento desses bens culturais como expressão máxima do ser humano que se faz artista e se revela agente do desenvolvimento espiritual, da interação positiva entre os ambientes de convívio social, da descoberta de horizontes muito mais amplos”, afirma Fátima Menezes, regente do Coretfal e coordenadora do projeto. O projeto, portanto, não deve ser encarado como “evento”, mas como parte de um processo de transformação de pessoas e grupos, na perspectiva da construção de pontes de paz e amizade por meio da música.

O encontro entre o Coretfal e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba representa a continuidade de uma parceria inaugurada em 2006, com a montagem da primeira ópera no Estado, A Flauta Mágica, de Mozart, apresentada na abertura do ENCORAL – Encontro Internacional de Coros em Alagoas.

Os dois grupos voltaram a se reunir no Concerto e Natal de 2009, realizado na Catedral Metropolitana de Maceió, consolidando um trabalho coletivo marcado por características estéticas próprias, estimulando o intercâmbio entre artistas que comungam da mesma filosofia e expectativas em relação ao trabalho de desenvolvimento humano integral pela música que ambos desenvolvem em seus respectivos estados.

A OSPB foi criada para oferecer aos estudantes de música da Paraíba oportunidade de desenvolver habilidades musicais e técnicas, conhecer o repertório sinfônico e realizar concertos oficiais, didáticos e populares. Atua, há 13 anos, sob a direção artística e regência do maestro Luiz Carlos Durier. Conta com oitenta integrantes, oriundos de três importantes centros de ensino de música: Escola Anthenor Navarro, Departamento de Música da UFPB e Centro Musical Suzuki.

O repertório da OSPB Jovem é amplo e diversificado, apresentado em sinfonias, óperas, oratórios, cantatas, poemas sinfônicos, concertos e peças de alta complexidade técnica, com destaque para a música brasileira. Muitos de seus ex-integrantes são, hoje, profissionais de diversas orquestras brasileiras – em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Brasília, Bahia, São Paulo, Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro e da Petrobrás – e nos Estados Unidos e Europa, onde os jovens músicos vão buscar aperfeiçoamento artístico.

A soprano Claudiana Melo integra o quadro de docentes do curso de Música da UFAL e registra importante passagem pela Universidade Estadual de Maringá (PR), como professora temporária de canto e matérias teóricas, atuando, também em diversos recitais promovidos pela própria Universidade, Secretaria de Cultura de Maringá e Centro Cultural Teatro Guaíra. Participou de eventos competitivos como o Concurso Internacional de Canto Neue Stimmen, em Buenos Aires (Argentina) e o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, em Belém (PA). Foi solista da Camerata e do Coro da Universidade Federal de Alagoas. Em 2006, atuou na ópera A Flauta Mágica, produzida pelo CORETFAL.

O barítono Felipe Oliveira começou a cantar aos 15 anos, no CORETFAL, onde permaneceu por 12 anos. Estudou canto na UNESP e com profissionais do quilate de Ileana Cotrubas e Malcon Martineau. Participou do Curso de Especialização em Árias de Ópera do Bel Canto no Teatro Real de Madri e, sob orientação da professora Fátima de Brito, conquistou prêmios em todos os concursos de canto de que disputou no Brasil, incluindo o Prêmio Revelação no IV Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão. Conquistou, também, o prêmio de Melhor Intérprete de Canção de Concerto no 9º Concurso e Festival de Canto Lírico de Trujillo (Peru) e foi finalista do Concurso Internacional de Música Sacra, em Roma. Estreou em óperas no papel do Papageno em A Flauta Mágica (Mozart), em Florianópolis e, desde então, encarnou personagens como Don Giovanni, em Don Giovanni; Morales e Dancairo em Carmen (Bizet); Bander em A Danação de Fausto (Beriloz); e Onegin em Evgene Onegin (Tchaikovsky), dentre outros. Foi solista de obras como o Messias (Händel) e Elias (Mendelssohn). Concluiu o Master of Opera e o Master in Music, ambos na Royal Scottish Academy of Music and Drama (Glasgow/Escócia).

O que esperar dessa verdadeira confluência de talentos? A delicadeza e intensidade de uma noite em que a música clássica será apresentada como expressão da alma de artistas que fizeram dessa arte seu sacerdócio; o resultado do compromisso de cidadãos que compreenderam a importância de tudo isso ser compartilhado pelo maior número possível de pessoas.

SERVIÇO

O que?: Projeto O Erudito para todos / Programa Música & Cidadania

Realização: Coretfal / Pontão de Cultura No Tom da cidadania

Quando: dia 13 de dezembro, às 20 horas

Onde: Teatro Gustavo Leite

Ingressos: entrada franca / convites disponibilizados na bilheteria do teatro a

partir das 10 horas