×

Maceió

Copes discute estratégias do Plano Municipal de Saúde

A Coordenadoria de Promoção e Educação em Saúde (Copes) realiza nesta segunda-feira, 14, uma reunião para definir as estratégias de promoção na saúde no Plano Municipal de Saúde que devem ser apresentadas e aprovadas na quinta-feira (17), em nova reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A coordenadora da Copes, Gilda Teodócio, convoca representantes das seguintes coordenações para participar do encontro: Coordenação de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), coordenação de Doenças Crônicas, Coordenação de Saúde da Criança, Coordenação de Saúde da Mulher, Coordenação de Saúde do Idoso, Coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Coordenação do Programa de Saúde da Família (PSF), Coordenação geral dos distritos sanitários, Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) e Assessoria de Comunicação.

Em um dos primeiros encontros, a coordenadora ressaltou ainda que até a aprovação do Plano será feita uma consulta pública com oficinas nas universidades, de modo que a comunidade acadêmica possa disseminar essas informações para toda a população, fornecendo orientações sobre prevenção e promoção da saúde. Dessa forma, será estimulada a adoção de hábitos saudáveis, como atividades físicas e alimentação adequada.

Lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011, o Plano Nacional de Saúde está dividido em três eixos de atuação: o primeiro compreende a vigilância, monitoramento e avaliação; o segundo trata da prevenção e promoção da saúde; e o terceiro preconiza o cuidado integral – com metas previstas para enfrentar e deter essas doenças em um período de 10 anos. As ações têm como foco a redução de fatores de risco como tabagismo, consumo de álcool, uso excessivo do sal, alimentação inadequada e obesidade, a partir da mudança do comportamento de cada indivíduo.