Para muitos a maior lembrança da Copa do Mundo da FIFA foi a desastrosa derrota da seleção brasileira contra a campeã Alemanha. Já para os alunos da rede pública municipal de Aracaju, o legado de um dos maiores eventos esportivos mundiais tem sabor de conhecimento. É que a partir desta segunda-feira, 4, até o dia 15, eles participam de uma competição digital de perguntas e respostas, chamada Trívia de Futebol, sobre as características de cada uma das 32 seleções participantes do mundial de futebol de 2014. Até o momento são mais de 7 mil alunos envolvidos, superando em mais da metade o número de participantes no ano anterior.
Daniela Carvalho, representante da Joy Street em Aracaju – empresa responsável pela plataforma e execução da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE), destacou a grande adesão por parte dos alunos. “Em relação a 2013 já temos mais do que o dobro de alunos. Isso é sensacional porque mostra o interesse dos alunos pelo conhecimento e também o sucesso da Olimpíada”, registra.
Após o término da Trívia de Futebol será dado início ao torneio individual. Tendo como avatar (personagem) o Cacique Serigy, os alunos irão entrar em uma fase de disputa em uma ambiente virtual repleto de curiosidades e interação entre o saber e a diversão. “A novidade esse ano foi que conseguimos implementar o cadastro dos alunos vinculado ao perfil do facebook, o que facilitou muito a ambientação dos alunos”, informa Daniela. A representante da Joy Street acrescenta ainda que a partir do dia 8 deste mês já podem ser realizadas a formação das equipes que irão disputar a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação.
O executivo-chefe da Joy Street, Fred Vasconcelos, fez questão de ressaltar a realização da Olimpíada na capital sergipana. “Aracaju vai se tornar nosso case de sucesso. Nesta segunda edição da OjE temos um número representativo de alunos, que estão demonstrando engajamento para transformar e melhorar a rede pública municipal de ensino. Tivemos a oportunidade de receber, em Recife, sede da nossa empresa, os finalistas da edição de 2013 e percebemos a preocupação que eles tem com a melhoria do ensino”, coloca.
Olimpíada
A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE) consiste em um serviço educacional que estimula os processos de aprendizagem e o engajamento de alunos e professores com as atividades escolares, através de plataformas digitais que enfatizam o diálogo e a diversão. A OjE funciona como uma rede social rica em jogos digitais e objetos de aprendizagem, apresentados na forma de desafios ao longo de uma aventura que articula habilidades cognitivas e colaborativas. Os desafios da aventura incluem jogos casuais, jogos de leitura e enigmas inspirados na matriz de competências do ENEM, organizados como uma experiência lúdica transformadora do desejo de aprender.