O Sport conquistou a sua terceira vitória em três Clássicos das Multidões nessa temporada, ao derrotar o Santa Cruz, por 2×1, nesta quarta-feira, no Arruda, pelas semifinais da Copa do Nordeste. Com esse resultado, o Leão garantiu vaga na final do torneio, fase na qual terá o Ceará como adversário.
Os gols rubro-negros foram marcados por Rithely e Patric, enquanto que Léo Gamalho descontou para o time Coral. A vitória representa o triunfo de número 225 do time da Praça da Bandeira diante dos corais – 63 de vantagem sobre os rivais.
Da batida do centro até a metade do primeiro tempo, o equilíbrio deu a tônica da partida. Enquanto o Santa Cruz buscava os lances ofensivos, o Sport fazia o seu papel de neutralizar as investidas dos tricolores, desacelerando o ritmo da disputa. A partir dos 20 minutos, os ânimos começaram a esquentar. O zagueiro coral Everton Sena foi expulso ao tocar Neto Baiano com o cotovelo e, na sequência, acertar o rosto de Danilo com o pé.
A partir da saída do defensor tricolor, o Leão cresceu em campo. Aos 31 minutos, Felipe Azevedo sofreu pênalti. A cobrança ficou por conta de Neto Baiano, que bateu na trave. O gol não saiu, mas evidenciou o panorama de superioridade rubro-negra. Em seguida, aos 40, o zagueiro coral Leandrou Souza também foi expulso. Assim, o caminho ficou aberto para a ampliação do volume de jogo imposto pelo Leão. Aos 44, veio a consagração do empenho leonino: Renê cruzou para Rithely, que cabeceou na pequena área, direto para o fundo das redes.
No retorno dos vestiários, o Santa Cruz levou vantagem. Antes dos dois minutos, o atacante tricolor Leo Gamalho empatou o duelo. Mas, aos 10, após envolvente troca de passes, Patric soltou o pé de fora da área. A bola desviou na defesa coral e morreu no fundo das redes. Antes do apito final, Felipe Azevedo ainda foi expulso de maneira injusta. Mas a classificação à final do Nordestão terminou assegurada pelos leoninos.
FICHA DO JOGO
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Nininho; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Raul (Leandro Souza) e Carlos Alberto (Pingo); Flávio Caça-Rato (Memo) e Leo Gamalho. Técnico: Vica.
Sport: Magrão; Patric (Bileu), Ferron, Durval (Oswaldo) e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Danilo e Aílton; Felipe Azevedo e Neto Baiano (Joelinton). Técnico: Eduardo Baptista.
Local: Arruda. Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa). Assistentes: Albert Júnior e Ricardo Chianca. Gols: Rithely, aos 44 minutos do 1º tempo, Leo Gamalho, um minuto, Patric, aos 10 do 2º. Renda: R$ 281.840. Público: 15.501. Cartões amarelos: Danilo, Rodrigo Mancha (Spo). Expulsões: Everton Sena (Sta, aos 20 do 1º tempo) e Leandro Souza (Sta, aos 40 do 1º tempo) e Felipe Azevedo (Spo, aos 40 do 2º).