×

Esporte

Copa do Mundo terá o pontapé inicial dado por um paraplégico

Reprodução do que acontecerá na abertura do Mundial

O chute inicial na Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo de 2014, em 12 de junho, será dado por um brasileiro paraplégico que estará vestindo um traje robótico e um boné equipado com eletrodos que detectarão sinais cerebrais e orientarão os movimentos de suas pernas.

Legiões de fãs sintonizados para assistir ao espetáculo verão a estreia de uma tecnologia que, de acordo com seus criadores, um dia usará ondas cerebrais humanas para controlar membros robóticos e efetivamente tornará cadeiras de rodas obsoletas.

A demonstração inicial será meramente um protótipo antecipado, mas o neuroengenheiro Miguel Nicolelis, da Duke University, o homem por trás do projeto, prevê um futuro em que a interface cérebro-máquina permitirá que pessoas com mobilidade prejudicada em decorrência de acidentes ou doenças recuperem seus movimentos — mesmo que para isso seja necessário um “terno” robótico.

A tecnologia depende de sensores que ouvem uma batelada de sinais elétricos no cérebro, lendo e traduzindo-os em comandos digitais que, por sua vez, acionam um dispositivo artificial para agir de acordo com incentivos do cérebro.