As melhorias e reformas do Estádio Mário Filho, Maracanã, estádio que sediará a final da Copa do Mundo de 2014, custarão R$ 956,8 milhões, quase que o dobro do valor orçado inicialmente, anunciou o Governo do Rio de Janeiro, ao apresentar, ontem (17/05), o orçamento oficial ao Tribunal de Contas.
Diante do que está no documento, o valor final das obras duplica em relação ao que estava previsto anteriormente, pois os valores eram da ordem de R$ 500 milhões.
Ainda em relação ao andar das obras, a conclusão das mesmas, segundo os técnicos responsáveis, deverá acontecer no final de 2012, precisamente na data limite que a Fifa impôs para os estádios que serão utilizados na Copa das Confederações de 2013.
A principal justificativa para o aumento do orçamento é a imperiosa necessidade de se demolir a cobertura do estádio, pois a mesma se encontra deveras comprometida pela ação do tempo, conforme afirmação dos engenheiros, devendo ser completamente substituída por uma estrutura de lona tensionada, que dura cerca de 50 anos e tem uma aparência similar à atual.
Segundo os técnicos, a obra também prevê a redução da capacidade de 87 mil assentos para 80 mil, e não para 76.525.