No clássico sul-americano, em Tóquio, no Japão, a seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Argentina, nesta QUARTA-FEIRA (16.11), por 3 sets a 0 (25/20, 25/19 e 25/9), em 1h09 de partida, no Tokyo Metropolitan Gymnasium. O confronto foi válido pela quarta fase da Copa do Mundo.
Com o resultado, as brasileiras somam seis vitórias e três derrotas na competição e aparecem na sexta colocação na classificação geral, com 15 pontos. A Itália lidera com 25, seguida pelos Estados Unidos (23), China (20), Japão (19) e Alemanha (19). As três melhores equipes garantirão uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
O próximo desafio das brasileiras será a Argélia. O time verde e amarelo enfrentará as argelianas, às 4h (horário de Brasília), desta QUINTA-FEIRA (17.11). A TV Globo e os canais Sportv e Esporte Interativo transmitirão ao vivo.
Sassá brilha na vitória brasileira
A ponteira Sassá, que começou a partida no time titular, marcou 12 pontos (11 de ataque e um de saque) e foi eleita a melhor jogadora do confronto. A central Thaisa foi a maior pontuadora do jogo, com 13 acertos (sete de ataque e seis de bloqueio).
“A paciência do grupo foi fundamental na vitória. A líbero da Argentina jogou muito bem. Nossa equipe precisava de uma vitória como essa por 3 sets a 0. Nos comprometemos a terminar o campeonato com três boas vitórias e vamos fazer isso”, afirmou Sassá.
A capitã Fabiana gostou da atuação brasileira, especialmente no terceiro set. “Sabemos da nossa situação. Esses últimos jogos são importantes para buscarmos o nosso jogo e a alegria dentro de quadra. Foi o que fizemos contra a Argentina”, disse a central.
O treinador José Roberto Guimarães também ressaltou a importância de terminar bem a Copa do Mundo. “Jogamos melhor, principalmente no bloqueio e na defesa. Foi um bom resultado para o nosso time. Temos mais duas partidas e vamos buscar terminar esse torneio com duas boas vitórias”, garantiu o treinador brasileiro.
Pelo lado da Argentina, o treinador Horacio Bastit elogiou a postura do Brasil. “A seriedade que o Brasil joga em todos os torneios é impressionante. Mesmo não estando em um grande momento, é admirável a postura das brasileiras. Jogamos muito bem os dois primeiros sets, mas na terceira parcial não tivemos a segurança necessária”, analisou Bastit.
JOGO
O Brasil começou com duas alterações em relação as últimas partidas. Sassá e Dani Lins iniciaram o jogo no sexteto titular no lugar de Mari e Fabíola, respectivamente. Com um ponto de bloqueio, as brasileiras foram para a primeira parada técnica vencendo por dois pontos (8/6). O set seguiu equilibrado até o segundo tempo técnico. Neste momento, o jogo das atuais campeãs olímpicas começou a fluir e as argentinas começaram a cometer seguidos erros. Em um ataque para fora da argentina Fresco, o time verde e amarelo fechou o primeiro set por 25/20. Sheilla foi o destaque do set, com seis pontos de ataque.
A central Thaisa conseguiu uma boa sequência de saques no início da parcial e o Brasil abriu três pontos (5/2). O bloqueio e o saque das brasileiras funcionavam e a diferença no marcador foi aumentando. Sassá conseguiu um belo ataque na diagonal e a diferença subiu para quatro em favor do time brasileiro (13/9). As argentinas se recuperaram no final do set, mas o Brasil fechou a parcial por 25/19.
O terceiro set foi dominado pelas brasileiras. Na segunda parada técnica, as atuais campeãs olímpicas já venciam por 10 pontos. Sassá se destacou na parcial e Brasil fechou o set, com tranqüilidade por 25/9, e o jogo por 3 sets a 0.
EQUIPES
BRASIL – Dani Lins, Sheilla, Paula Pequeno, Sassá, Thaisa e Fabiana. Líbero – Fabi
Entraram: Tandara, Fabíola Adenízia e Juciely
Técnico – José Roberto Guimarães
ARGENTINA – Perez, Fresco, Sosa, Bortolozzi, Busquets e Curatola. Líbero – Gaido
Entraram: Rizzo, Boscacci e Castiglione
Técnico – Horacio Bastit
NÚMEROS DA PARTIDA
BRASIL
Ataque – 44
Bloqueio -12
Saque – 1
Erros do adversário – 18
ARGENTINA
Ataque – 30
Bloqueio – 6
Saque – 0
Erros do adversário – 12