A Copa do Mundo fez os gastos dos brasileiros na África do Sul aumentar cinco vezes. De acordo com um estudo divulgado pela companhia de cartões de crédito Visa, de 1º a 20 de junho turistas brasileiros gastaram 49 milhões de rands (cerca de R$ 11,2 mil) em território sul-africano, 468% a mais do que no mesmo período do ano passado.
A conta leva em consideração somente os gastos com cartões da bandeira Visa. O período apurado compreende dez dias antes do primeiro jogo da Copa e outros dez depois do início do torneio.
Segundo o estudo, os brasileiros estão na quarta posição entre os turistas estrangeiros que mais gastaram na África do Sul. Os estadunidenses, com gasto de 261 milhões de rands, vêm em primeiro lugar, seguidos dos britânicos (256 milhões de rands) e dos australianos (67 milhões de rands).
O crescimento dos gastos dos brasileiros, porém, é o segundo maior registrado. Os turistas nacionais foram superados só pelos mexicanos, que gastaram 880% a mais do que em 2009.
Ainda de acordo com o levantamento, os estrangeiros já gastaram na África do Sul 11,5 bilhões de rands (R$ 2,6 bilhões). Esta quantia é 65% maior do que a gasta no período equivalente do ano passado.