Segundo informações da Secretaria estadual de Obras nesta segunda-feira (13), começou a demolição do anel superior do Maracanã. Esse novo momento de intervenções, inclui também as modificações nas cabines de rádio. De acordo com as últimas notícias, cerca de 80% dos chamados “bigodes”, ou seja, as rampas de acesso ao estádio, já foram ao chão, da mesma maneira que todo o anel inferior.
Por falar em anel inferior, o mesmo foi demolido para que as arquibancadas sejam prolongadas até o nível do gramado, visando melhorar assim, a visibilidade dos torcedores e eliminar os “pontos cegos do estádio”, atendendo dessa maneira, as exigências da FIFA.
“O padrão de visibilidade exigido pela FIFA determina que todos os espectadores possam enxergar sobre a cabeça do torcedor sentado duas fileiras à frente, em uma linha reta”, explicou o secretário estadual de Obras, Hudson Braga.
Apesar do andamento dessas obras, o Maracanã não deixou de atrair turistas. Ao contrário, segundo a Superintendência dos Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), o número de visitantes no período de janeiro a novembro deste ano, chegou à marca de 180 mil e já supera o total de visitas de 2009, quando 160 mil pessoas passaram pelo “Mário Filho”.
Com essa reforma, o maior estádio brasileiro passará a ter uma arquibancada única. Uma nova cobertura será edificada e protegerá todos os assentos, voltando a fachada a ser cinza.