×

Esporte

Copa do Brasil: Hoje será conhecido o novo e inédito campeão

Elkeson e Neymar são bons frutos do trabalho que fazem Vitória e Santos.

Acontecerá na noite de hoje, às 21h50m, no estádio Manoel Barradas, o Barradão, a partida final de mais uma edição da Copa do Brasil. Em campo, Vitória e Santos vão em busca de um título inédito para ambos. O campeão, tem vaga garantida na Libertadores de 2011.

O Santos tem a vantagem do placar construído na primeira partida, quando venceu por 2 x 0. Com isso, poderá vencer, empatar e até perder por um gol de diferença, para ser campeão. Quanto ao Vitória, a necessidade de vitória por três gols de diferença, obrigará o time baiano a ser bastante ofensivo. Se vencer pelo mesmo placar do jogo da Vila Belmiro, o Leão da Barrra levará a partida e a competição para ser decidida na disputa de penalidades máximas.

No Vitória, seu treinador, Ricardo Silva, tem poucas dúvidas para a decisão. Ele já decidiu que no lugar de Vanderson, suspenso pelo terceiro amarelo, entrará Bida. Na lateral, o técnico ainda vai analisar as condições de Nino, que voltou a treinar recentemente.

A dúvida maior é no meio de campo, onde três jogadores disputam uma vaga. Treinei primeiro com o Fernando, depois com Renato e, por último, coloquei o Júnior. São minhas opções. Na lateral, o Nino deve jogar. Se não puder, Gabriel será improvisado ali. O Bida, que teve boas atuações na Copa do Brasil, vai atuar no lugar de Vanderson.

Pelo lado do Santos, essa partida marcará as despedidas de André e Robinho, peças importantes na bela campanha da equipe peixeira nesse primeiro semestre, quando foi o melhor time do Brasil, conquistando o Paulistão e chegando à final da Copa do Brasil. Tanto Robinho, quanto André, pretendem e prometem se despedir com mais esse título no currículo.

O técnico Dorival Júnior afirmou que só vai revelará a escalação de sua equipe momentos antes da partida. O treinador mantém em suspense a formação da equipe: ele pode manter o trio de atacantes, Robinho, André e Neymar, ou pode tirar um deles (provavelmente André) para colocar Marquinhos no meio de campo.

Na defesa santista, Edu Dracena, que cumpriu suspensão no jogo de ida, volta à equipe. Por outro lado, o lateral-esquerdo Léo, que também não jogou na Vila Belmiro porque estava suspenso, ficará no banco. Ele ainda se ressente de uma lesão no ombro direito e será substituído por Alex Sandro. De qualquer forma, Dorival avisa que o time manterá seu ‘jeitão’, ou seja, alegre, moleque e principalmente, ofensivo.

FICHA TÉCNICA

Vitória-BA: Viáfara, Nino, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Bida, Neto Coruja, Fernando (Júnior) e Ramon; Elkeson e Schwenck. Técnico: Ricardo Silva.

Santos: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar, André (Marquinhos) e Robinho. Técnico: Dorival Júnior.

Local: Estádio Barradão, em Salvador,

Data: 4/8/2010, às 21h50m (horário de Brasília)

Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS). Auxiliares: Altemir Hausmann e Érico Bandeira

.