×

Esporte

Copa Davis: Brasil passa pela Espanha e volta à elite do tênis mundial

Thomaz Bellucci e companheiros fizeram a festa em São Paulo

A equipe brasileira conquistou neste domingo uma vitória histórica diante da Espanha, pelo Playoff da Copa Davis por BNP Paribas. O paulista Thomaz Bellucci fechou o confronto ao bater o espanhol Roberto Bautista Agut, número 15 do mundo, com parciais de 6/4, 3/6, 6/3 e 6/2 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

O time brasileiro voltará a jogar o Grupo Mundial da competição em 2015 após dois anos. Uma das grandes potências do tênis mundial, a Espanha é pentacampeã da Copa Davis. Com a derrota para o Brasil, o país europeu está rebaixado para o Zonal Europeu do torneio pela primeira vez desde 1996.

Curiosamente, a última derrota da Espanha na Copa Davis no piso de saibro havia sido também para o Brasil, em 1999, com Gustavo Kuerten e o atual capitão espanhol Carlos Moyá em quadra.

O próximo adversário do Brasil, já pelo Grupo Mundial, será definido na quinta-feira (18), ao meio dia, em sorteio realizado na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

“É muito mais que uma conquista pessoal, é uma conquista da equipe. Todo mundo é merecedor, todo mundo trabalhou duro. É uma vitória do tênis brasileiro. Representar o tênis brasileiro, da maneira que aconteceu, foi muito gratificante. Hoje, mostramos o valor que temos dentro da quadra”, afirmou Thomaz Bellucci, que venceu suas duas partidas, garantindo o triunfo do Brasil.