×

Cultura

Copa 2014: MinC coordenará comissões de Cultura, Educação e Ação Social

As discussões iniciais tiveram início na tarde desta terça-feira, 27

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, participaram na manhã desta terça-feira, 26 de abril, em Brasília, da cerimônia de instalação da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa do Mundo de 2014, a se realizar no Brasil. Esta é a sétima Câmara Temática já lançada pelo governo federal (serão nove no total) com a finalidade de discutir políticas setoriais e propor soluções técnicas referentes aos trabalhos direcionados à realização do Mundial de futebol. Os governos estaduais e as prefeituras municipais também estão convidados a participar das discussões.

A Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social para a Copa do Mundo de 2014 tem como objetivos propor ações de manifestações artístico-culturais e de mobilização do voluntariado, e também o desenvolvimento de ações de promoção do esporte como ferramenta de desenvolvimento educacional. As discussões iniciais tiveram início na tarde desta terça-feira, no Ministério do Esporte.

Diversidade Cultural

A ministra da Cultura disse, durante a solenidade, que a Copa do Mundo de 2014 vai ter um diferencial . “Vamos trabalhar não só o Brasil que os estrangeiros vêem, ou seja, o país do samba, do futebol, do Carnaval e da alegria, mas também o Brasil da desigualdade ainda existente, o Brasil com problemas sociais, que precisa de soluções”, expressou. “Vamos trabalhar em cima da realidade, da diversidade cultural e social brasileira”, acrescentou a ministra.

Para Ana de Hollanda, todo esse trabalho voltado para a Copa vai mexer com a autoestima do próprio brasileiro. “O Brasil do Bumba-meu-Boi, das manifestações folclóricas, das culturas indígenas, dos pontos de cultura de todo o país e uma série de outras manifestações culturais serão mostradas”, disse a ministra. De acordo com ela, “vamos trabalhar com o imaginário e com o Brasil como ele é.”

O secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos, André Lázaro, afirmou durante a cerimônia que “a Copa de 2014 é uma grande oportunidade de mostrarmos o que somos e o que queremos ser. É o momento de apresentarmos os nossos valores. É um momento delicado, temos problemas, desigualdades sociais, mas é necessário construirmos, juntos, as soluções”, disse ele. “Vamos fazer da Copa um momento de ganho para todo o Brasil. Vamos tomar decisões, antecipar os problemas, para que sejam discutidos com o intuito de que sejam encontradas as soluções”, acentuou.

Já o ministro do Esporte enfatizou que o espaço do Comitê, dividido em nove câmaras temáticas, não é só do governo federal, mas um ponto de encontro destinado também aos governos dos estados e das prefeituras para o debate das ações a serem colocadas em prática. Para Orlando Silva, é importante mostrar ao mundo o Brasil com desenvolvimento, mas o Brasil que também tem problemas”.

Coordenação

O Ministério da Cultura coordenará a Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social. A diretora de Educação e Comunicação da Secretaria de Políticas Culturais do MinC (SPC/MinC), Juana Nunes, será a responsável pela coordenação. Segundo ela, o desenvolvimento dos trabalhos que serão prioridades da câmara ainda estão sendo delineados, mas começará com a promoção da cultura com o esporte, sendo o maior desafio mostrar toda a diversidade cultural brasileira em conjunto com as ações educativas, sociais e de direitos humanos.

A diretora de Educação e Comunicação da SPC citou os programas Pontos de Cultura, do Ministério da Cultura e Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, como exemplos destas ações. Outro ponto destacado pela coordenadora refere-se à acessibilidade para o torcedor. “Vamos promover ações direcionadas à Copa com base no que já possuímos em termos de legislação e de programas governamentais”, contou.

As câmaras temáticas também funcionam como espaço institucional para articulação entre as cidades-sede e o governo federal. Já foram instaladas as Câmaras de infraestrutura; estádios; segurança; meio ambiente e sustentabilidade; desenvolvimento turístico; e promoção comercial e tecnológica. Até o final de maio estão previstas as instalações das câmaras de saúde e transparência.

A Câmara de Cultura, Educação e Ação Social é composta pelos ministérios da Cultura, Educação e do Trabalho e Emprego, além das secretarias de Direitos Humanos e da Igualdade Racial, ambas da Presidência da República. O Ministério do Esporte atua como o dirigente dos trabalhos das câmaras temáticas e coordenador do Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014.

Cerimônia

Também participaram da cerimônia de instalação da câmara temática a secretária de Desenvolvimento Social do Governo do Distrito Federal, Arlete Sampaio, o secretário de Cultura do GDF, Hamilton Pereira, o assessor especial de Futebol, Alcino Reis, o secretário executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mario Teodoro, parlamentares e diversas autoridades.