O governo federal está definindo as responsabilidades sobre os investimentos para a Copa do Mundo de dois mil e catorze. De acordo com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governo federal vai investir na recuperação e ampliação de portos e aeroportos. Já os estados e municípios ficam responsáveis pela chamada mobilidade urbana, com investimentos em transporte público, como metrô, trem e ônibus. Segundo Paulo Bernardo, até agora, cinco reuniões já foram feitas com os governos das cidades-sede, como Manaus, Fortaleza e Curitiba.
“Com isso, nós achamos que vamos conseguir fazer um acordo com todos os municípios-sede, pretendemos assinar um protocolo de responsabilidades, publicar isso e mais do que isso: o presidente Lula quer que todas as decisões e a posterior implementação sejam disponibilizadas para a sociedade em um sistema que vai ser montado na internet.”
De acordo com o ministro do Planejamento, os estados e municípios também ficarão responsáveis por investimentos nos estádios que vão receber jogos da Copa do Mundo, até mesmo os particulares. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai disponibilizar uma linha de crédito para investimentos de até quatrocentos milhões de reais para cada estádio. Paulo Bernardo explica, ainda, que para as obras de mobilidade urbana, vão ser destinados cinco bilhões de reais do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A expectativa do governo federal é que as reuniões com governantes de todas as cidades-sede sejam feitas até o dia vinte de dezembro.