A implantação do ensino de cooperativismo na rede municipal de educação foi tema de reunião entre coordenadores de programas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas, Márcia Túlia Pessoa.
A reunião, ocorrida esta semana, é o primeiro contato dos gestores da educação com o sistema de cooperativismo. A eles foi dada a incumbência de estudar como será aplicado o conteúdo de organização da produção coletiva, na sala de aula.
Participaram do encontro diretores dos programas Mais Educação, Escola Aberta, Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos, entre outros. A proposta da implantação do cooperativismo foi apresentada, mês passado, ao secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão, pela vereadora Fátima Santiago (PP), que esta à frente da proposta parlamentar do cooperativismo.
A partir daí uma equipe foi formada com objetivo de avançar nas discussões sobre a inserção do conteúdo de produção coletiva de trabalho (cooperativada) no sistema de ensino municipal, já que a Semed possui vários programas federais que facilitam a inclusão do sistema de sustentabilidade nas escolas, como o Programa Escola Aberta, que já desenvolve, nos finais de semana, formação profissional com a comunidade, segundo informa a diretora de Programas Especiais da Semed, Regina Bispo.
Durante a reunião, os coordenadores da Semed puderam conhecer melhor os fundamentos do cooperativismo. A partir de agora, será feita uma avaliação técnica da a importância da implantação e, caso seja Semed decida pela sua efetivação, será feito um plano de trabalho voltado para os programas já existentes.
A coordenadora do Programa Mais Educação, Edileuza Marciel Brandão, que participou da apresentação da proposta, aponta a adesão de cooperativismo nas escolas como uma construção coletiva de objetivos semelhantes. “A idéia é bem-vinda. Acredito que poderá ajudar bastante o sistema de ensino. O cooperativismo permite compartilhar, pensar no todo, fazer o coletivo com sustentabilidade, sempre pensando em dividir objetivos comuns. Tudo que permitir usar a organização é benéfico para a educação”, ressalta.
