×

Sergipe

Coordenadores da Atenção Básica recebem conselheiros e discutem ações para 2014

Objetivo do encontro foi entregar aos visitantes as propostas de atualização dos protocolos

Na manhã desta segunda-feira, 20, na sala de reunião da Secretaria da Saúde de Aracaju, os coordenadores da Atenção Básica da Saúde de Aracaju, através dos programas de saúde do Homem, Saúde da Criança, Saúde da Mulher e saúde Bucal participaram de reunião com representantes dos conselhos de enfermagem, medicina e odontologia. O objetivo do encontro foi entregar aos visitantes as propostas de atualização dos protocolos – parâmetros que definem detalhadamente como cada paciente deverá ser atendido ao chegar numa Unidade Básica de Saúde, incluindo encaminhamentos em casos graves e procedimentos internos que venham contribuir para o bem-estar do mesmo.

Os protocolos são atualizados anualmente e contem as ações de cada Programa. Através de CD´s, contendo os documentos, os conselheiros avaliarão e no prazo de 30 dias entregarão suas seus apontamentos, com possíveis mudanças, caso necessárias. Só a partir deste trâmite é que o gabinete da Saúde de Aracaju assinará uma portaria oficializando a implantação dos protocolos.

“Nos documentos, elaborados pelos coordenadores e suas equipes, é possível verificar as normas de como devem ser feito atendimento, encaminhamento e solicitações de exames para os devidos programas. Repassamos estes documentos aos conselhos específicos para que os mesmos possam fazer parte da gestão da saúde de Aracaju, essa decisão foi tomada desde o início da gestão ministrada por Goretti Reis, que entende essa forma participativa como algo viável e correto. Observo esse momento como algo de extrema importância para todos nós da Saúde de Aracaju, pois já nos primeiros dias de 2014 estamos fazendo esta ação que se refletirá no atendimento do resto do ano. Esperamos que os conselhos contribuam com suas apreciações , apontando as mudanças necessárias, para que juntos possamos melhorar ainda mais nosso atendimento, contribuindo para um sistema de saúde ainda mais eficiente para o aracajuano”, explicou o coordenador municipal de Saúde Bucal, José Guimarães Lima Neto, que participou do encontro.