Robson Almeida (centro) veio vistoriar projetos em andamento no município e também debater futuras ações
Durante toda esta quinta-feira (06), o coordenador Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento 02 (PAC das Cidades Históricas), Robson Almeida, esteve em Penedo. Na visita técnica, inspeção das obras em andamento no município e diálogo sobre projetos futuros que estão em fase inicial de desenvolvimento. Estes que poderão ser incluídos no PAC 03, que deverá ser lançado pelo governo federal no segundo semestre de 2015.
Em Alagoas, apenas duas cidades foram contempladas pelo programa, Marechal Deodoro e Penedo. Sendo, que o município teve dos 14 projetos apresentados em Brasília, nove foram aceitos. E Marechal, apenas quatro. O que mereceu destaque a inciativa e, também uma sinalização positiva para Penedo, já visando o PAC 03.
“A parceria com Penedo tem sido muito grande. E merece destaque. O município saiu na frente de vários, com projetos sendo elaborados pela própria cidade e com 70% deles aprovados. O que posso adiantar, continuem desta forma. Elaborem projetos para captar recursos. E pelo que observo, todos eles possuem apelo turístico. Então, existem maneiras para conseguir recursos e no próximo ano, podemos tentar colocá-los no PAC 03”, disse o coordenador Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento 02 (PAC das Cidades Históricas), Robson Almeida.
Buscando sair na frente, o município já começou a desenvolver mais três grandes projetos, visando 2015. “Estamos iniciando a elaboração de mais três projetos. Neste momento não podemos adiantar quais. Não queremos gerar expectativas. Todos buscando o desenvolvimento turístico na cidade. Queremos nossa Penedo linda, com o seu patrimônio arquitetônico totalmente restaurado. A cidade tem muito o que mostrar aos visitantes. E estes projetos que vamos iniciar, vão contribuir e se unir, integrar aos que estão em andamento”, garantiu o vice-prefeito de Penedo e também coordenador de obras estruturantes e do PAC, Ronaldo Lopes (PMDB).
A recepção aconteceu no gabinete do prefeito Marcius Beltrão (PDT), que logo em seguida, saiu em comitiva para inspecionar as obras em andamento no município, passando pelo Círculo Operário e Biblioteca Pública, ambas pelo PAC. E no percurso, também estiveram no Convento Franciscano Santa Maria dos Anjos. O projeto de restauro é gerido pelo IPHAN.
“Penedo tem uma grande equipe de projetos. Para atestar isso, basta ver a quantidade de projetos que foram aprovados. Isso é só o começo. Ainda vamos desenvolver outros importantes, que vão se integrar a paisagem de Penedo. Para que isso ocorra, a parceria município e IPHAN vai continuar acontecendo. Com o empenho do Escritório de Projetos da Prefeitura de Penedo, e o apoio do superintendente do órgão em Alagoas, Mario Aloisio, o arquiteto Sandro Gama e o vice-prefeito, vamos transformar totalmente e restaurar o nosso rico acervo arquitetônico. E em 2015, mais surpresas vão surgir para o nosso município”, concluiu Beltrão.
Projetos aprovados no PAC 2
1 – Requalificação urbana do Largo de S. Gonçalo; LIBERADA PARA INÍCIO.
2 – Teatro Sete de Setembro;
3 – Marina Pública;
4 – Cine Penedo;
5 – Montepio dos Artistas;
6 – Círculo Operário; EM EXECUÇÃO.
7 – Biblioteca de Penedo; EM EXECUÇÃO.
8 – Chalet dos Loureiros;
9 – Cais da Marina de Penedo;
Total: R$ 20.887.000,00.
