A aula inaugural do Projovem Urbano que aconteceu na última segunda-feira, 26 de abril, na Sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo – SINDSPEM, no município de Penedo, serviu apenas para cumprir tabela. O fato é que o Programa de Inclusão de Jovens com investimento do governo federal foi adiado para ter início somente no final do mês de maio de 2010.
O programa investe numa política integral de juventude, objetivando elevar o grau de escolaridade visando o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania. O programa federal busca trabalhar nos municípios com jovens que já tenham concluído o ensino fundamental.
De acordo com as informações algumas etapas do programa foram adiantadas e informações trocadas durante a aula inaugural, o que dificultou o início do Projovem Urbano no mês de abril na cidade ribeirinha. O conflito de informações levou a exoneração do Coordenador Municipal da Juventude, Márcio Peixoto Júnior, que deixou o cargo na terça-feira (27), um dia após a aula inaugural.