×

Meio Ambiente

Coordenação se reúne para discutir Pré-Conferência Estadual da Caatinga

A Coordenação em Alagoas que está preparando a Pré-Conferência Estadual do Bioma Caatinga se reuniu, nesta quinta-feira (2), na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em Jacarecica. A finalidade do encontro foi discutir a realização de evento que será realizado no dia 16, em Maceió.

A iniciativa está sendo co-coordenada pela Semarh, pelo Banco do Nordeste (BNB) e pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). A reunião desta quinta-feira contou com representantes do poder público, sociedade civil e iniciativa privada com atuação e trabalhos envolvidos com a questão do bioma Caatinga.

Também participou da reunião o deputado estadual Judson Cabral. Já na encontro anterior, estiveram presentes o também deputado estadual Inácio Loiola e o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela.

A Pré-Conferência Estadual vai formalizar o posicionamento de Alagoas na Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga, que será realizada no Ceará entre os dias 13 e 16 de março. O objetivo será discutir a gestão do bioma Caatinga, elaborar um documento intitulado Declaração da Caatinga que formalizará os compromissos a serem assumidos pelo poder público e demais setores da sociedade e também inserir o tema na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20).

Etapa Regional
A Pré-Conferência Estadual do Bioma Caatinga será realizada no dia 16 de fevereiro, entre 9h e 16h, no Auditório da Superintendência Estadual de Alagoas do Banco do Nordeste, no Centro. Durante a manhã será realizada uma apresentação sobre a situação da Caatinga em Alagoas e no período da tarde serão apresentadas experiências que estão dando resultados no Estado.

Para o técnico da Semarh, Marcelo Ribeiro, o evento em Alagoas será uma oportunidade para discutirmos a questão da Caatinga no Estado. “Vamos apresentar as diversas facetas do desenvolvimento sustentável da Caatinga em nosso semiárido. As pessoas terão oportunidade de participar, conhecer e discutir os diversos produtos que surgem desse processo. Inclusive o Plano de Ação de Combate à Desertificação, o PAE, que foi recentemente concluído”.

Além da Semarh, do BNB e da ALE, participaram da reunião desta quinta-feira o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária de Alagoas (Abes/AL), a Associação dos Supermercados Alagoanos (ASA/AL), o Movimento Minha Terra (MMT), a Cáritas Diocesana, o Instituto Ecoengenho, o Instituto Naturagro e representantes do setor produtivo estadual.