A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio da sua Coordenação de Saúde Bucal, promoveu, no auditório da Seune, o lançamento do Projeto Resgatando Sorrisos – Exercitando a cidadania para um novo mundo!
O objetivo é capacitar cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Maceió para reorganizar atendimentos odontológicos nas unidades de saúde da atenção básica do município, promovendo a integração entre os diversos serviços de saúde, profissionais e comunidade, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
A solenidade de lançamento contou com a presença do prefeito Cícero Almeida, da diretora de Atenção à Saúde da SMS, Márcia Amaral – representando o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro -, do chefe de Gabinete, José Francisco Alves, da coordenadora de Saúde Bucal, Lisiana Amorim, da coordenadora de Educação e Promoção à Saúde, Alba Nascimento, como também de profissionais da odontologia alagoana, estudantes e convidados.
Lisiana Amorim, que é uma das idealizadoras do Resgatando Sorrisos, destacou a importância da ação e explicou que o projeto serve para fortalecer e estimular a integração participativa dos diversos setores sociais no processo de construção e resgate da cidadania das pessoas que vivem nas comunidades menos favorecidas da capital alagoana. “Este é um momento importante, porque toda a classe odontológica está unida por um único objetivo: trabalhar o auto-cuidado e a integralidade dos indivíduos mais necessitados de Maceió”, salientou.
Alba Nascimento falou sobre o Programa Saúde na Escola (PSE), que envolve a saúde bucal e revelou que, atualmente, 3.156 alunos, de 22 escolas públicas municipais e estaduais, terão cuidados especiais nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia e odontologia, entre os meses de setembro a dezembro desse ano. “Nós estamos fechando uma parceria com Associação Brasileira de Odontologia (ABO) para atender a esses alunos da rede pública. A planilha já está sendo elaborada para a realização dessa ação”, explicou Alba.
