×

Alagoas

Cooperativa que integra APLs lança Programa de Aquisição de Alimentos

Cooperativa que integra APLs lança Programa de Aquisição de Alimentos

Os agricultores do Agreste alagoano comemoraram, na manhã desta quinta-feira (01), o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), que integra o Programa de Arranjos Produtivo Local (PAPL) em Alagoas. O evento aconteceu na sede da cooperativa, no povoado Batinga, em Arapiraca.

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar do Estado, o projeto aprovado é orçado no valor de R$ 480 mil, voltado para a compra dos produtos produzidos pelos cooperados. A ação conta com a parceria da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/AL).

Demonstrando a diversidade e capacidade de produção, a Cooperal integra três arranjos produtivos locais, sendo eles Horticultura, Mandioca e Fruticultura no Agreste. De acordo com o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant'Anna, o programa possibilita a inserção dos produtos da horticultura em novos mercados.

Para a presidente da Cooperal, a agricultora Maria José Alves, a conquista é, também, o estímulo que os agricultores precisavam para darem continuidade ao trabalho na agricultura familiar.

“Nossa cooperativa é formada por mais de 120 associados. São famílias que, em sua maioria, necessitam das vendas da produção para sobreviverem. Oportunidades como essa impulsionam os agricultores e nos incentivam a continuar trabalhando, sonhando com novos mercados e com um alcance cada vez maior de compradores”, ressalta Maria José.

Participaram do evento, ainda, o vice-governador Luciano Barbosa, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e representantes da Prefeitura de Arapiraca.

PAA

Instituído pelo artigo 19 da Lei nº 10.696, e regulamentado em julho de 2012, o PAA integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal (Sisan) e tem como finalidades principais a promoção do acesso à alimentação e o incentivo da agricultura familiar. O apoio aos agricultores opera-se por meio da aquisição de produtos da sua produção, com dispensa de licitação.

Os alimentos, que são adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas, são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricionais, atendidas pelas redes socioassistenciais e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.