×

Negócios/Economia

Cooperativa Pindorama vai comercializar palitos de churrasco

Mais um projeto de desenvolvimento sustentável está sendo trabalhado no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), da Cooperativa Pindorama, em Coruripe. O grupo de artesãs da Associação Papelaço, que trabalha confeccionando bijuterias, pastas, caixas de presentes, cadernos e outros materiais de escritório a partir do bagaço da cana, está sendo capacitado para iniciar a fabricação de palitos de churrasco de bambu.

A ideia surgiu, segundo a gerente do Núcleo Incubador de Empresas Pindorama (Niep), Marinalva Nanes, quando a cooperativa começou a fabricar móveis de bambu, mas uma praga deixou o projeto sem matéria prima. Para aproveitar a estrutura de máquinas e espaço, o Niep intermediou uma capacitação com produtores da Associação Artesanal dos Paliteiros de Viçosa (Aspiva), que produz mais de 500 mil palitos de bambu por semana.

A expectativa da gerente do Niep é inicialmente envolver 30 famílias no projeto. “O grupo já passou pela primeira capacitação e conheceu os processos de fabricação, como o de lapidação e esterilização. Agora estamos aguardando o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) através do Banco do Nordeste para darmos o próximo passo que é a estruturação da fábrica”, revelou.

O projeto ganhará o reforço ainda do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae) a partir de janeiro quando fará parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável das Associações. “O projeto é muito promissor e a expectativa é que a partir do ano que vem já iniciemos nossa produção. A meta é beneficiar 100 famílias em toda a comunidade de Pindorama”, destacou.