×

Negócios/Economia

Cooperativa Pindorama recebe empresário Belga

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, recebeu nesta terça-feira (25) a visita do empresário belga, Pierre de Porter, presidente da BMS – Micro Nutrientes, na Bélgica, e do diretor da empresa no Brasil, Alexandre Bosco. Os visitantes conheceram o Centro de Treinamento Rural (Cetrup), instalações da usina e da fábrica, degustação de produtos, além dos projetos sociais da Cooperativa Pindorama, no município de Coruripe.

De acordo com Klécio Santos, a comitiva vinda da Bélgica retribuiu a visita feita por cerca de 30 empresários do setor sucroalcooleiro dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, realizada no mês de agosto. “Realizamos visita técnica à empresa para verificar os produtos que são referência mundial em fertilizantes. Buscamos os melhores produtos para oferece garantia e segurança no processo de produção até o consumidor final”, garantiu o presidente da Cooperativa Pindorama.

Na oportunidade, a superintendente do Cetrup, Alda Júlia Calheiros Santos, apresentou alguns projetos de incentivo ao cooperativismo, como por exemplo, estação digital, memorial René Bertholet, oficina de leitura, horta como ocupação de trabalho de geração e renda. “Tudo que projetamos no Cetrup é visando o próprio cooperado. Os produtos da horta são vendidos na feira da Pindorama, o valor é dividido entre os envolvidos do projeto, a outra parte contempla a manutenção da horta”, explicou Alda.

Os visitantes assistiram vídeo institucional da Cooperativa Pindorama, no auditório Doutor Nelson Simões Costa. Em seguida, visitaram a fábrica e a usina. Participaram da visita, o conselheiro da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), Eugênio Lyra, o diretor técnico Antônio Rosário, e o agrônomo Rudson Sarmento.

Alexandre Bosco anunciou a doação de uma bolsa de estudo a um cooperado para passar 6 meses na Bélgica estudando a técnica da BMS. O colaborador será selecionado pela presidência da Cooperativa.

A empresa

A BMS Micro Nutrientes do Brasil é uma empresa nacional fundada em 1996, que faz parte de um grupo de empresas atuantes em diversos países do mundo: França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Itália, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Rússia e Argentina. E tem como objetivo levar aos agricultores destes países a mais eficiente tecnologia em Nutrição de Plantas.

Os produtos BMS foram desenvolvidos a partir de conceitos científicos avançados e inovadores pelo notável químico Dr. Rudi Camerlinck, após quase uma década de pesquisas junto a FAO, em cooperação com a CTO Hoge School Gen Voskenslan, Gent, Bélgica – uma das mais respeitadas e conceituadas universidades europeias.