A atividade constitui-se numa importante ferramenta de equilíbrio para o desenvolvimento do aluno
Por possuir alto poder criativo e libertador, a música pode ser considerada um recurso poderoso a ser utilizada na educação. Ao habituar o estudante a expressar-se musicalmente, a atividade constitui-se numa importante ferramenta de equilíbrio para o desenvolvimento do aluno.
Sabendo da importância de estimular a musicalização dos jovens, a Cooperativa Pindorama, por meio do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup) vem desenvolvendo para os alunos do projeto O Amanhã, elaborado pela Cooperativa, aulas que envolvem o aprendizado de instrumentos musicais como violão e flauta doce.
As aulas, ministradas para cerca de 40 estudantes que frequentam as atividades oferecidas por Pindorama nos períodos da manhã e da tarde, são organizadas com o intuito de promover para os alunos o conhecimento musical, através do processo sensorial que estabelece o contato com o mundo sonoro além da percepção rítmica, melódica e harmônica.
O instrutor musical dos alunos, Márcio Monteiro, explica as atividades desenvolvidas com os jovens semanalmente: “Com a flauta doce, realizamos com os estudantes um trabalho diversificado, apresentando músicas populares, clássica e erudita. A intenção, durante as aulas é que os alunos façam essa inicialização, conheçam os princípios básicos dos instrumentos, é promover, de fato, a musicalização”, explicou o orientador.
Ainda de acordo com Monteiro, o grupo já tem apresentação confirmada em Coruripe, sede da Cooperativa. “Fomos convidados a nos apresentar na festa da padroeira de Coruripe. É muito importante para os alunos, que percebem tudo como uma novidade, participam bastante, estão sempre fazendo novas descobertas musicais”, destacou.
