Com apoio da Cooperativa Pindorama, o Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama (NIEP) vai graduar na próxima terça-feira, dia 24, quatro empresas incubadas que fazem parte do projeto. Isso representa que as três associações e um empreendimento comercial da comunidade já estão aptos a caminhar sozinhos. A solenidade de formatura acontece às 8h30 com um café da manhã, no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), em Coruripe.
Os trabalhadores das associações Confecção Nova Esperança de Pindorama; Produtores de Doces, Geléias e Vinagre; Piscicultores da Comunidade de Palmeira Alta e da Rose Presentes, ao longo dos últimos anos passaram por cursos e capacitações sobre empreendedorismo, mercado e administração, tudo com o apoio do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de Alagoas (Sebrae).
Fundado em 2003, o Niep representa para Cooperativa Pindorama mais um canal de desenvolvimento da comunidade e fomento do associativismo. A Associação de Confecção Nova Esperança, por exemplo, é formada por 30 membros e já está terceirizando o atendimento porque a demanda cresceu bastante. Membro da associação desde a fundação, em 2004, Rosália Santos Bispo, contou que os avanços da unidade surpreenderam a todos.
“Como já diz o nome da associação sempre tivemos a esperança de crescermos cada vez mais. Mesmo assim, estamos surpresos com as nossas conquistas. Nos especializamos na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), conhecemos outras confecções e ganhamos mercado. Com certeza, não conseguiríamos se não fosse a ajuda do Niep”, enfatizou a associada.
O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, destacou que o Niep é mais um aliado da cooperativa na busca pela qualidade de vida e distribuição de renda para comunidade. “A comunidade de Pindorama, há dez anos não tinha poder aquisitivo, não tinha mercado. Com o crescimento da cooperativa, conseqüentemente da comunidade, temos de tudo no povoado e o Niep faz parte desse desenvolvimento”, frisou Santos.
Para Marinalva Nanes, coordenadora do Niep, a graduação dessas novas empresas é a consolidação de um trabalho dedicado e desenvolvido como muito esforço. “Trouxemos grandes profissionais para qualificar as empresas incubadas e nunca medimos esforços para inseri-las no mercado de trabalho. Graças ao apoio da Cooperativa Pindorama e do Sebrae estamos hoje formando empreendedores e estruturando o ingresso de mais trabalhadores no Niep”, revelou