×

Negócios/Economia

Cooperativa Pindorama diversifica variedades de maracujá

20 produtores que aderiram ao plantio da nova variedade

A Cooperativa Pindorama vem incentivando seus associados a apostarem no cultivo de uma nova variedade de maracujá. Tido como uma fruta maior, com polpa mais densa e resistente às pragas, a variedade desenvolvida pela Embrapa pretende melhorar a renda e impulsionar o cultivo mais orgânico. Na cooperativa, localizada na zona rural de Coruripe, já são 20 produtores que aderiram ao plantio.

De acordo com o coordenador agrícola da Pindorama, Robson Santos, a produção da nova variedade intensifica um novo olhar do setor produtivo para a fruta, por meio de melhoramento genético e eficácia no seu desenvolvimento. “Vamos investir em espécies maiores, mais resistentes às pragas, diminuindo o uso de inseticidas e favorecendo uma produção que facilite o dia-a-dia do agricultor”, explica o coordenador.

Para o plantio, a Pindorama aconselha que a área reservada seja pequena, de meio a um héctar, para melhor condução do manejo no campo. É ela quem garante a assistência técnica aos cooperados, fornecimento de inseticida, fungicidas e acaricidas a partir do setor de almoxarifado, além do produtor garantir, via empréstimo, a parte de irrigação, como mangueiras, bombeamento e tubulação.

Plantando a nova variedade de maracujá desde o mês de abril deste ano, o cooperado Adeilson de Alcântara já reparou que a empreitada deu certo. “Notei que esse tipo de maracujá tem a polpa mais pesada, que fica melhor pra comercializar. A espécie antiga eu conseguia cultivar 20 toneladas por héctar. Com essa, posso chegar a 30 toneladas”, avalia Adeilson, que também aposta na fruticultura plantando acerola e mamão.

Com a iminência da safra do maracujá – que acontece em janeiro – os incentivos dados pela Pindorama aos seus cooperados também favorecem a indústria na visão dos gestores. “É uma injeção de ânimo para os produtores. Percebemos que isso atende também a uma demanda da indústria, gerando renda também nesse setor”, destaca Robson Santos.