×

Penedo

Convento de Penedo vai dispor de estacionamento, espaço de eventos e casa de retiro

Inciativa busca contribuir com arrecadação de recursos e a manutenção do complexo

Quanto custa mensalmente para manter uma residência? Faturas de água, luz, telefone, material de limpeza e alimentação. Uma manutenção urgente, extraordinária, como um telhado que apresentou gotejamento no período chuvoso. Tudo isso, depende muito do tamanho da sua casa, da quantidade de pessoas que nela residem e frequentam.

Imaginou? Agora reverta isso para o Complexo Conventual Santa Maria dos Anjos. Como mantê-lo? Gerar recursos para uma estrutura que toma um quarteirão inteiro no Centro Histórico de Penedo. A resposta é: passando a ofertar serviços como qualquer outro comércio.

“De 2006 a 2014, foram investidos no Convento de Penedo cerca de R$ 9 milhões, isso apenas no período que passei a integrar os quadros do IPHAN. Então, o governo agora quer que eles tenham recursos para se manter e, até, contribuir com a preservação do local, das áreas restauradas. É a contrapartida diante do investimento muito alto. Então, o Complexo Conventual vai dispor de estacionamento rotativo para cerca de 50 automóveis, salão de eventos para aluguel e 11 quartos, que vão funcionar como hospedagem, claro que não será nos moldes de um hotel, ou pousada”, explicou o arquiteto e técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPAHN), Sandro Gama.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.br‘Negócio será gerido pela ordem’

Toda a estrutura, dotada de estacionamento, salão de eventos e casa de retiro, será gerenciada pelos franciscanos é o que esclarece o guardião do Complexo Conventual Santa Maria dos Anjos, Frei Alexandre.

“A casa de retiro, o nome correto a ser chamado, será dotada de 11 quatros e vai contar com elevador para cadeirantes e idosos. Claro que não vai funcionar como um hotel, ou pousada. Para se hospedar, a reserva terá que ser antecipada. Até para nos estruturarmos, buscando um melhor atendimento. Também buscamos o turismo religioso. O nosso grande diferencial, receber um segmento da população que quer vivenciar o convento, participar das missas aos finais de semana. Com relação ao estacionamento, pretendemos funcionar das 06hrs às 20hrs. E ao lado, em um espaço já reservado, vai funcionar um salão de eventos, reuniões, um mini auditório. E tudo vai ser gerido pela ordem franciscana”, garantiu o religioso.

 Roberto Miranda - aquiacontece.com.brOutros exemplos

Frei Alexandre contou que já existem outros conventos que também passaram a gerar renda, para ajudar na própria manutenção.

“Posso citar como exemplo, o convento de Salvador e o de Triunfo, em Pernambuco. Ambos já hospedam turistas, também seguindo o mesmo foco, religioso, e com reserva. Um diferencial. Existem mais conventos pelo Brasil nos mesmos moldes. Essa foi uma opção que o governo encontrou. Não faço objeção. Não somos uma paróquia, não existe dízimo. Recebemos doações, e apoio de fiéis. Só para ter uma ideia, estamos com uma área de madeira que precisa ser imunizada. O último trabalho ocorreu em 2011 e, não possuímos o dinheiro. É um custo alto, porque precisa de uma empresa especializa. Então, a ordem não mostrou objeção”, concluiu o guardião do Complexo Conventual Santa Maria dos Anjos, Frei Alexandre.

Estrutura

Os quartos, já em reforma e adequação, ficam na clausura, no primeiro andar, fazendo frente para a Rua Sete de Setembro. E contará com elevador, em processo de montagem. A entrada do estacionamento, será na Rua Sabino Romariz.