×

Negócios/Economia

Convênios para a agricultura somam mais de R$ 7 milhões

Documentos foram assinados pelo ministro da Integração Nacional em visita a Delmiro Golveia

Os três convênios assinados nessa terça-feira (28) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e o Ministério da Integração Nacional (MI), com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), somam mais de R$ 7 milhões.

As assinaturas ocorreram durante visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a Delmiro Gouveia. Na ocasião, também estavam presentes o governador Teotonio Vilela, o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz Bastos, e o superintendente da entidade em Alagoas, Luiz Alberto, o senador Benedito de Lira, o deputado federal Givaldo Carimbão, prefeitos, agricultores e lideranças do meio rural.

Os projetos atendidos nesses convênios são a implantação de Biofábrica no município de Piranhas, para produção e multiplicação de sementes e mudas; aquisição de 800 kits de irrigação, que serão entregues a agricultores no entorno do Canal do Sertão; e a irrigação de área de 60 hectares contínuos para produção de forragens (sorgo, palma, cana, capim, milho). O objetivo é fomentar a agricultura irrigada com utilização da água do Canal para gerar melhorias ao pequeno agricultor.

Na ocasião houve também a assinatura de convênio para obra estruturante com a Secretaria de Estado da Infraestrutura, que tem impacto na agricultura, com recursos que darão continuidade às obras do Canal do Sertão para o 3º e 4º trechos, levando a obra até São José da Tapera.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, citou as dificuldades que a região passou por conta da seca e a relevância da continuação dos trechos 3 e 4 do Canal do Sertão. “Estamos diante de uma das maiores obras hídricas do Nordeste brasileiro, multiplicamos os investimentos iniciais, e este canal vai deixar o Estado de Alagoas melhor preparado nos próximos anos para enfrentar o forte clima da região. O que vemos hoje é reflexo do empenho do governador Teotonio Vilela e dos parlamentares alagoanos, que já fazem a água correr por este Canal para atender e saciar a sede dos que estão à sua volta”, declarou o ministro.

O governador Teotonio Vilela destacou a dedicação dos parceiros políticos para a conquista dos diversos convênios que modificarão o cenário econômico e social do Sertão e a credibilidade adquirida pelo governo de Alagoas junto à presidenta Dilma Rousseff que, segundo ele, é resultado de muito trabalho e empenho de toda a equipe.

O secretário de Estado da Agricultura, José Marinho, destacou o poder de transformação socioeconômica que o Canal do Sertão e os programas e projetos da Seagri, como irrigação, ovinos, aves, pecuária leiteira, a Biofábrica e outros, representam na vida do agricultor familiar.

“O que estamos desenvolvendo na agricultura será legado de grande importância que o governo deixa ao povo alagoano. Nossa equipe está pronta para ajudar com gestão, execução e assistência aos agricultores”, enfatizou o gestor da Seagri.

“Com esses recursos, serão milhares de empregos garantidos com mão de obra local dos municípios e conquista de obras estruturantes para as cidades, e isso é resultado do trabalho do governo estadual e de articulações políticas com a bancada federal para trazer esses convênios a Alagoas. Acredito que, por meios dessas obras e projetos, serão sanados muitos dos problemas de água no Sertão”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.