A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas) assinarão convênio na ordem de R$ 164,8 mil, nesta quarta-feira (23), para viabilizar o desenvolvimento de 35 núcleos do Programa Empreender, coordenado pela Federalagoas em parceria com o Sebrae/AL. O documento será assinado no 4º Congresso da Federalagoas e 2º Congresso Regional do Programa Empreender, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
O evento, que deve reunir cerca de dois mil empresários do Nordeste, visa a integração dos diversos núcleos setoriais direcionados às Micro e Pequenas Empresas (MPEs), além de promover discussão sobre as tendências do segmento produtivo na região. Os núcleos desenvolvem ações de capacitação, workshops, palestras e busca de melhores práticas (benchmarking) e funcionam como ferramentas para alavancar os negócios.
“A Federalagoas é uma instituição fundamental no processo de fortalecimento das MPEs. Por meio da articulação da federação no Fórum Estadual das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe), a Seplande tem acesso às demandas específicas das empresas”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Michael Chinelato.
Além da assinatura do convênio, a programação inclui palestras e workshops, com temas como: As Micro e Pequenas Empresas no Contexto Econômico Brasileiro; Finanças para Empreendedores; Orientação e Acesso ao Crédito, Como Vender para o Governo, Como Vender seus Produtos na Internet, entre outros. Também será realizada a entrega da premiação do programa para associações e núcleos que obtiveram destaque no Empreender. Prefeituras municipais, órgãos públicos e privados e outras entidades também estarão presentes na ocasião.
