×

Alagoas

Convênio garante aprimoramento da gestão de microempresas e cooperativas

Representantes de 12 microempresas e duas cooperativas alagoanas assinaram nesta quinta-feira (8) um termo de compromisso com a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e o Movimento Alagoas Competitiva (MAC), que os habilita a participar de um projeto que visa à implantação de um modelo de excelência da gestão em seus empreendimentos.

Esse projeto é fruto de um convênio firmado entre Seplande e MAC, organização responsável pela promoção de ações na área de qualidade, produtividade e inovação da gestão, tendo como objetivo capacitar os microempresários e aprimorar o gerenciamento de seus negócios.

Os microempresários e seus funcionários passarão por treinamentos e capacitações voltados para eixos como liderança, estratégia, processos administrativos e informação e conhecimento. Os encontros acontecerão no último sábado de cada mês. A implantação do projeto será iniciada no final do mês de março e se estende até o dia 1º de dezembro.

“É muito importante oferecer às empresas uma consultoria especializada para o melhoramento da gestão. Sabemos da necessidade em investir nos pequenos negócios que estão sendo fortalecidos cada vez mais em Alagoas, gerando emprego e renda e tirando milhares de pessoas da informalidade”, pontuou a gerente de Micro e Pequenas Empresas da Seplande, Polianna Bugarin.

Para serem contempladas com o convênio, as microempresas tiveram que atender a algumas exigências, como já ter participado de programa voltado à melhoria da gestão ou de ações desenvolvidas por algum Arranjo Produtivo Local (APL). No caso das cooperativas, um dos pré-requisitos era o envolvimento em iniciativas ligadas ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

“À medida que vamos aprimorando nosso modelo de gestão, criamos mais possibilidades de desenvolver nossos negócios. A capacitação nos oferece a chance de consolidar a identidade das microempresas e cooperativas para que possamos nos fortalecer no mercado”, destacou a presidente da Cooperativa dos Produtores e Exportadores de Plantas, Flores e Folhagem Tropical de Alagoas (Comflora), Jussara Moreira.