O secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Antônio Bittencourt Júnior, assinou na manhã desta segunda-feira, 3, a liberação de Recursos de Convênio proveniente do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Fundecria), fruto de doação do Banco do Nordeste ( BNB), no valor de R$ 70 mil.
O projeto, selecionado por meio de edital, foi o ‘Colorindo o Futuro’, da Associação de Moradores e Amigos da Nova Brasília (Amanb), que possibilitará a capacitação de 20 adolescentes no curso de repintura automotiva, assim como nos cursos de informática e manutenção de microcomputadores para 120 crianças e adolescentes.
Para o presidente da Amanb, Diógenes Santana Andrade, o projeto tem por objetivo principal tirar crianças e jovens da situação de vulnerabilidade. “Temos a intenção de profissionalizar crianças e jovens para que eles saiam da ociosidade que muitas vezes os levam a entrar no mundo das drogas e da marginalidade. Com a capacitação, eles se sentirão úteis e poderão construir seus futuros”, explica.
Para a representante do BNB, Luciane Dias de Azevedo, é importante acompanhar a execução do projeto dando todos os auxílios necessários. “Temos uma equipe responsável por projetos e fazemos o acompanhamento da aplicação dos recursos, orientando as instituições sobre como elas podem se beneficiar com projetos, então nossa função é de assessoramento”, conta.
“Este momento reafirma a parceria entre Estado, Banco do Nordeste e Instituições Não Governamentais, neste caso, a Amanb, entendendo-as como parceiras muito importantes em projetos que beneficiam a população. A Amanb tem se destacado pelo seu trabalho por meio do conjunto de ações já desenvolvidas. Ressalto a importância na clareza de utilização dos recursos, transparência, também, na disponibilização de informações para que ao exemplo do Banco do Nordeste com a ONG, a gente possa estimular outras instituições a implementarem mais projetos”, disse o secretário Antônio Bittencourt Júnior.
