Seminário é uma oportunidade de trocar experiências
Representantes da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI) participam do seminário “Controle Interno No Brasil – Desafios e Oportunidades de Melhoria”, que acontece até esta sexta-feira (20), em Brasília. O evento discute as ações e iniciativas necessárias à reestruturação do sistema no Brasil.
De acordo com o titular da SMCI, Diogo Coutinho, o envio de membros da Secretaria demonstra o compromisso da gestão para aperfeiçoamento dos servidores. “É preciso estar atualizado nos sistemas de controle interno utilizados no Brasil e no mundo. Registramos um elevado nível de corrupção, alto nível de desperdício de recursos públicos na gestão de programas governamentais nas três esferas (federal, estadual e municipal), entre outros problemas. Em outras palavras, se gasta mal e com pouco controle, por isso é necessário nossa evolução na governança e no sistema de auditoria atualmente utilizado”, destacou.
Participam do evento, o secretário-adjunto, Paulo Patriota, e a diretora de Fiscalização da SMCI, Marisa Bentes. “O seminário é uma oportunidade de trocar experiências com gestores de outras regiões. Nele será possível desenhar uma estratégia para fortalecer o sistema de controle interno existente em todos os níveis”, disse Patriota.
O evento conta com a presença de cerca de 80 participantes. Entre eles, estão membros de órgãos de Controle Interno governamental do Brasil, de entidades superiores e do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal, com interesse, participação e poder de decisão e determinação das atividades necessárias a uma reestruturação do sistema de Controle Interno no país.
O seminário “Controle Interno No Brasil – Desafios e Oportunidades de Melhoria” é uma realização do Banco Mundial e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), este último, representa os órgãos de Controle Interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e de capitais, reconhecendo a necessidade de fortalecimento do sistema e da função de auditoria interna no Brasil.
