Um novo encontro foi realizado na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), nesta quarta-feira (7), que reuniu diversos segmentos produtivos da sociedade, envolvidos na questão do tráfego de veículos pesados nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro.
A reunião contou com a participação do superintendente da SMTT, Jorge Coutinho, do vereador Galba Novaes e de uma comissão representada pelo Clube de Diretores Lojistas (CDL), Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio), Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Transportadoras de Combustível, Associação Comercial e Associação dos Supermercados. Foram debatidas, mais uma vez, alternativas para aplicação da Lei. 5.594, de março de 2007, que proíbe a circulação de caminhões, tratores e carretas nas duas avenidas.
O vereador por Maceió e autor da Lei, Galba Novaes, ressaltou que não existe a intenção de prejudicar ninguém com a nova medida, e que tudo está sendo feito democraticamente, com um diálogo aberto e participativo. “Nosso intuito é beneficiar a população sem trazer prejuízos de qualquer ordem”, destaca.
Durante a reunião, a SMTT anunciou que está sendo aplicada uma pesquisa de contagem volumétrica, para avaliar a quantidade de veículos nos aspectos das várias categorias, como também o horário de circulação desses veículos nas vias da capital, dentre outras abordagens.
Segundo Jorge Coutinho, fica suspensa por 30 dias a fiscalização proibitiva, em virtude da realização desse estudo, que tem o objetivo de auxiliar nas questões referentes à aplicação da Lei. “Estamos agindo dentro das possibilidades. O crescimento urbano das cidades é algo polêmico que atinge a sociedade como um todo, e o setor de trânsito tem uma participação fundamental”, disse.
