×

Cultura

Continuidade do projeto Meias Órfãs é discutido em Marechal

Representantes das secretarias do Desenvolvimento Cultural do Estado, (Sedec), do Planejamento, (Seplan), do Turismo do município e da Agencia de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável da República (Adelis), se reuniram para discutir o prosseguimento do projeto Meias Órfãs.

Um dos pontos principais do encontro foi o imóvel onde deverão ficar as 28 artesãs que participaram do curso, administrado por estilistas franceses, em Marechal Deodoro. Durante o encontro, o secretário de cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima, entregou presentes às artesãs, além de certificados de participação do curso Meias Órfãs.

Ficou agendada a possibilidade do projeto Meias Órfãs participar da exposição no Salão do Turismo, Fenac e Feira do Artesanato, que deverá acontecer em março.

As artesãs demonstraram otimismo quando foram informadas através de Vânia Amorim, da Sedec, da existência de vários pedidos de vestidos de Meias Órfãs, que deve garantir a comercialização dos produtos, no mercado nacional da moda.

“O desfile que realizamos no Centro de Convenções despertou o interesse de expositores de vários estados presentes ao encontro e já temos exposições agendadas para Paris, através das estilistas francesas que possuem lojas naquele país. É uma coisa fantástica para nosso município”, enalteceu Carlito Lima.

O secretário de Cultura deodorense disse, ainda, que o trabalho artesanal das Meias Órfãs já começa a ultrapassar fronteiras. “Vamos realizar desfile em Paris e, inclusive, estou viajando a Portugal, quando farei palestra em Lisboa,falando sobre as Meias Órfãs e das belezas artesanais e culturais de Marechal Deodoro”, completou Carlito Lima.

Participaram do encontro, o secretário de Cultura do município, Carlito Lima, representantes da Secretaria do Turismo, Lenucia Araújo, (Uva); Vânia Amorim, da Sedec; Vandete Aguiar e Ana Mamede, da Seplan, e Fátima Farias, da Edelis.